Em defesa da autonomia universitária da UECE!

imagemEm defesa da autonomia universitária da UECE!

Comitê Regional do PCB – Ceará

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) vem a público repudiar as denúncias contra a organização antifascista de estudantes e trabalhadores da UECE levadas ao Ministério Público, que visam a atacar a autonomia universitária e o direito de organização.

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) recebeu ofício do Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria da República no Estado do Ceará, em que convoca a direção do Centro de Humanidades (CH) a se pronunciar sobre supostos atos de violência e intolerância política e ideológica, principalmente no curso de Filosofia. Além disso, o ofício do MP pede esclarecimentos sobre a existência de uma organização de polícia ideológica e de uma ação antifascista UECE-CH-Fortaleza.

A possibilidade de organização política é direito conquistado com muita luta pelos trabalhadores e estudantes brasileiros, inclusive dentro das universidades. Equiparar a organização antifascista de estudantes do CH com polícia ideológica e perseguição religiosa é um grave passo no sentido de criminalizar a organização estudantil.

Entendemos essa ação do Ministério Público como mais uma ação da direita brasileira no sentido de tolher a pluralidade político-ideológica nas universidades e na educação brasileira. Tais ações têm como carro-chefe no Brasil os adeptos do Projeto de Lei chamado “escola sem partido”, que na verdade advogam uma escola com mordaça, uma escola acrítica a qualquer medida que favoreça o grande capital, voltada estritamente para uma formação mercadológica e que elimine os já poucos espaços de reflexão e ação crítica existentes. Trata-se, ainda, de um ataque progressivo frente à autonomia universitária, que já sofreu golpe profundo no período eleitoral com a invasão, por parte da Polícia Federal, de inúmeras universidades em todo o país, como meio de barrar as organizações antifascistas que se formavam nesses locais.

Sabemos, pela experiência histórica, que é assim que atua o fascismo, tentando não só combater seus inimigos, mas também torná-los ilegais, com anuência da justiça, e eliminá-los fisicamente. Sabemos ainda que é através da unidade das forças populares, da organização e da luta de massas que se combate esse perigoso fortalecimento do fascismo, que teve na eleição de Jair Bolsonaro para presidente do Brasil uma vitória que os faz tornarem-se mais seguros e agressivos.

O PCB repudia a difamação e o ataque aos justos espaços de organização e luta dos trabalhadores e de sua juventude, inclusive na universidade! Não aceitaremos o ataque à liberdade ideológica nas universidades públicas, onde já impera o pensamento mercadológico, e os parcos espaços críticos são construídos com muita dificuldade.

Pela autonomia universitária!

Pelas liberdades democráticas!

Contra o fascismo!