PC da Índia: greve geral foi grande vitória dos trabalhadores

imagemSecretaria de Relações Internacionais do PCB

O Partido Comunista da Índia (PCI) avaliou como vitoriosa a recente greve geral que paralisou mais de 200 milhões de trabalhadores – de um total de cerca de 520 milhões, dos quais apenas 7% têm vínculo formal de trabalho -, em todo o país, por dois dias. A paralisação, realizada nos dias 8 e 9 de janeiro, foi convocada por 10 das maiores centrais e afetou os setores bancário, de seguros, energia elétrica, petróleo, mineração, aviação e educação, entre outros. Muitas estradas e ferrovias ficaram paralisadas.

Para o PCI, o sucesso da greve geral representou um grande golpe nas políticas antipopulares e antitrabalhistas do governo do partido Bharatiya Janata – BJP – Partido do Povo Indiano, um partido de direita com origens nacionalistas, liderado por Narendra Modi. Nesse ano haverá eleições no país e Modi disputará um segundo mandato.

Os sindicatos vêm exigindo medidas concretas para coibir o aumento dos preços de mercadorias essenciais, a criação de novos empregos, salário mínimo de 18.000 rúpias (200 dólares aproximadamente) e aposentadorias de no mínimo 6.000 rúpias para todos, o fim das privatizações, a garantia de cobertura universal de seguridade social e a restauração de um plano previdenciário para servidores públicos. A oposição a um projeto de lei que dá ao governo poderes arbitrários para o reconhecimento de entidades de classe, sem estabelecer critérios claros sobre o processo, foi também uma forte motivação para o movimento.

Para os comunistas indianos, o governo de Narendra Modi deve ler com atenção as mensagens escritas nos muros, que falam da forte oposição popular – de funcionários e trabalhadores de todos os setores, incluindo bancos, finanças, defesa e outros, às políticas neoliberais de seu governo. O Partido Comunista da Índia, em nota divulgada em 10 de Janeiro por seu Secretariado Nacional, exige que o governo desista de prosseguir com suas políticas econômicas neoliberais antitrabalhadores e que as que as justas demandas da classe trabalhadora sejam atendidas pelo governo.

Fonte da imagem: https://www.peoplesworld.org/article/200-million-on-strike-in-india-communist-party-leaders-detained/

Categoria
Tag