KKE E TKP: “nossos povos não são bucha de canhão”

imagemComunicado conjunto do Partido Comunista da Grécia e do Partido Comunista da Turquia sobre os acontecimentos greco-turcos

O Partido Comunista da Grécia (KKE) e o Partido Comunista da Turquia (TKP), com esta declaração conjunta, pretendem abordar os eventos perigosos e preocupantes que ocorrem no Mar Egeu e no Mediterrâneo Oriental, nas relações greco-turcas, causados por forças sociais, econômicas e políticas que querem arrastar os dois povos para aventuras sangrentas em nome de seus próprios interesses.

As relações greco-turcas hoje definidas tanto pelos planos das classes burguesas no poder dos dois países quanto pelos interesses da burguesia das grandes potências imperialistas, estão em um ponto alarmante. Isso ocorre por causa do envolvimento no feroz antagonismo em torno da distribuição de recursos energéticos na região e das rotas de transporte de energia e bens. O resultado dos duros antagonismos são as intervenções imperialistas e as guerras em nossa vasta região, como na Síria e na Líbia, os desenvolvimentos muito perigosos no Golfo Pérsico, impulsionados pelo ataque dos EUA ao Iraque e pelo assassinato recente de oficiais iranianos e iraquianos.

Do círculo vicioso de antagonismos criados pelos interesses dos monopólios participam vários estados capitalistas, incluindo a Turquia e a Grécia, com o intuito de promover os interesses da burguesia. Criam-se eixos e antieixos, enquanto as uniões imperialistas da OTAN e da União Europeia buscam desempenhar um papel distinto e independente. As relações greco-turcas também são “parte” desses desenvolvimentos. Os povos da Turquia e da Grécia não podem esperar nenhum desenvolvimento positivo do envolvimento dos EUA, da OTAN, da UE e de outras potências imperialistas.

Nossos partidos se baseiam no internacionalismo proletário e na solidariedade internacionalista e com esses princípios enfrentam os desenvolvimentos complexos em nossa região, lutando pelos interesses dos trabalhadores e populares. Cabe destacar que tanto a cooperação quanto os antagonismos das classes burguesas da Turquia e da Grécia, por exemplo, sobre qual país se tornará um “centro de energia”, servem seus próprios interesses e não têm nada a ver com os interesses dos povos.

Entre os povos da Turquia e da Grécia não há nada a dividir. Pelo contrário, estamos interessados em reivindicar viver em paz e lutar por seu próprio futuro, contra a exploração capitalista, os lucros capitalistas, que levam à guerra e à destruição do meio ambiente. Lutar pela abolição da exploração do homem pelo homem e pela satisfação das necessidades populares contemporâneas, a eliminação de todas as causas que transformam os povos em bucha de canhão para as guerras imperialistas.

Nesse sentido, o Partido Comunista da Grécia e o Partido Comunista da Turquia declaram:

1) Opomo-nos a qualquer incidente e envolvimento perigoso na guerra

2) Expressamos nossa oposição às violações de fronteiras e ao questionamento dos tratados internacionais que definiram as fronteiras da região

3) Apoiamos a luta pela não mudança das fronteiras e dos tratados que as definem

4) Condenamos as tentativas de posições do poder militar em criar um fato consumado no Egeu e no Mediterrâneo Oriental, bem como as enormes despesas militares dos dois países que criam o cenário para um confronto militar

5) Denunciamos que os planos de exploração conjunta de hidrocarbonetos no Egeu pela burguesia dos dois países favorecem os monopólios estrangeiros e locais, que desejam assumir o controle dos recursos energéticos a fim de aumentar seus lucros, criando condições para maior envolvimento e agudização do confronto e dos riscos para o meio ambiente. A classe trabalhadora e os povos dos dois países não têm nada a ganhar com esses planos.

6) Lutamos pela retirada dos dois países das organizações imperialistas OTAN e UE, pelo regresso das forças militares que hoje atuam nas missões imperialistas da OTAN e outras no estrangeiro.

7) Lutamos pela retirada de nossos países das uniões imperialistas da OTAN e da UE, para desmantelar as bases dos EUA e da OTAN de nossos países.

O Partido Comunista da Grécia e o Partido Comunista da Turquia exortam a classe trabalhadora e as camadas populares a fortalecer a luta contra os planos das burguesias e das organizações imperialistas, contra o nacionalismo e o racismo, para enviar a mensagem de que os povos vizinhos querem e reivindicam viver em paz.

Partido Comunista da Grécia

Partido Comunista de Turquia

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte: http://es.kke.gr/es/articles/Comunicado-conjunto-del-Partido-Comunista-de-Grecia-y-del-Partido-Comunista-de-Turquia-sobre-los-desarrollos-greco-turcos/