Museu da História da Imprensa Comunista

Se fosse o caso de um único partido político administrar o Museu, este deveria ser o nosso Partido, PCB (Partido Comunista Brasileiro) que, como é do seu conhecimento, manteve-se política e juridicamente, apesar da criação do PPS, inclusive com registro definitivo no Tribunal Superior Eleitoral. Somos o único partido político brasileiro que reivindica toda a história do PCB, fundado em 25 de março de 1922.

No entanto, consideramos que a história do Partido Comunista Brasileiro em nosso país, até os anos cinqüenta do século passado, período a que o Museu se dedicará, pode ser preservada de forma compartilhada pelos que a construíram, estejam hoje no PCB, no PPS, em outros partidos ou independentes.

Assim sendo, solicitamos-lhe que suspenda a remessa do projeto de lei respectivo à Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e que adote providências no sentido de nomear uma Comissão de Curadores do Museu – composta por ex-membros do PCB até 1992 que venham a ser indicados consensualmente pelas direções atuais do PCB e do PPS – e encarregá-la de elaborar um projeto a ser submetido aos referidos partidos e à Prefeitura, no sentido da implantação e posterior gestão da instituição a ser criada.

Releva registrar que tomamos a liberdade de contatar, antes de lhe dirigirmos a presente mensagem, os Srs. Mauricio Azedo, Presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e Roberto Percinoto (dirigente do PPS), aos quais expusemos as propostas aqui formuladas e que, em princípio, obtiveram deles boa receptividade.

Por sinal, pensamos que a ABI, por seu prestígio, sua tradição e sua natureza, deveria ter um protagonismo especial na implantação e gestão do Museu, dada a ênfase que este terá na imprensa comunista.

Na expectativa de sua reflexão e de suas notícias, parabenizamos-lhe pela iniciativa, que revela respeito pela história do PCB.

Cordiais saudações.

Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 2008

PCB – Partido Comunista Brasileiro

Ivan Pinheiro

Secretário Geral