Transporte não é mercadoria! Não ao aumento da tarifa!

imagem UJC de São Paulo

Mais uma vez os usuários do transporte público de São Paulo e região metropolitana sofrem ataques do governo e das companhias de transporte. A tarifa dos ônibus, metrô e trem se tornaram mais abusivas do que já eram. Sabemos muito bem que esses aumentos não são para equilibrar as contas públicas, lidar com rombos ou consequências da inflação. Os aumentos das tarifas têm apenas um objetivo: garantir mais lucro às companhias de transporte.

A função de uma empresa privada é obter lucro. Grande parte da frota do transporte público de São Paulo e região metropolitana são de empresas privadas, ou seja, o lucro gerado pelos vários R$4,30 acumulados, que é pago diariamente por diversos trabalhadores e estudantes, vão para o bolso dessas empresas. E o transporte segue caro, com baixa qualidade, lotado.

Eles tentam nos enganar colocando os aumentos das tarifas como se fosse algo necessário e inevitável, ou como se o aumento da arrecadação pelo transporte público fosse ajudar a melhorar a qualidade do serviço prestado. Mas sabemos que o necessário para o transporte público é que ele não seja tratado como uma mercadoria, que o transporte público não seja um meio para empresários sujos garantirem os seus lucros.

Nós, comunistas, compreendemos que o transporte público deve ser totalmente estatal, gratuito e de qualidade, controlado por um governo da classe trabalhadora, que compreenda a importância da mobilidade urbana e do acesso à cidade, e que não trate um serviço essencial para o deslocamento de cidadãos como algo a ser explorado economicamente.

Somos solidários e lutamos juntos com os movimentos que reivindicam a diminuição da tarifa já!

Categoria
Tag