KKE: Contra o Acordo Militar EUA-Grécia
A participação nos planos dos Estados Unidos e da OTAN significa sangrar o povo grego em novas campanhas imperialistas
Partido Comunista da Grécia (KKE)
Em comunicado à imprensa sobre as declarações do ministro da Defesa N. Panayiotopoulos, que, na última quinta-feira, 07/11, inaugurou a Conferência das Forças Terrestres do Exército dos Estados Unidos, assegurando ao comandante das Forças Terrestres dos Estados Unidos na Europa, tenente O general Cr. Kavoli, que “sangraremos novamente no futuro com os Estados Unidos”, a assessoria de imprensa do KKE assinala:
Somente como inaceitáveis e provocativas é que podem ser caracterizadas as declarações do ministro da Defesa N. Panagiotopoulos, que, dirigindo-se ao comandante das Forças Terrestres dos Estados Unidos na Europa, enfatizou que “lutamos ao lado dos Estados Unidos, nossos homens sangraram junto com as tropas americanas nas guerras em que participamos, e isso também acontecerá no futuro!”
Fica extremamente flagrante que a participação da Grécia nos perigosos planos OTAN-UE-EUA, a serviço dos interesses da burguesia grega, significa que nosso povo, especialmente os soldados e o pessoal das Forças Armadas, sangrarão pelos planos imperialistas.
Significa que o governo grego é capaz de chegar à condição de uma nova “Coreia” e promover campanhas imperialistas para implementar a meta da melhoria geoestratégica, isto é, melhorar os interesses dos monopólios do país.
O caminho da participação ativa nos planos dos Estados Unidos e da OTAN, aberto pelo governo anterior, continua a ser trilhado pelo governo ND, atirando trabalhadores e jovens às chamas. O governo ND continua buscando ampliar a participação da Grécia nos projetos dos Estados Unidos e da OTAN, uma posição que já ocupa um lugar de destaque no governo SYRIZA.
Por isso a luta agora deve se intensificar:
Contra o Acordo de cooperação militar entre os Estados Unidos e a Grécia
Pela retirada imediata da Grécia dos planos e intervenções imperialistas.
Fechamento de todas as bases militares estrangeiras em nosso país. Contra a transferência para Araxos ou para outro lugar das armas nucleares dos EUA.
Devolução imediata de todos os membros das Forças Armadas que servem nas missões dos EUA – OTAN no exterior.
Pela retirada da OTAN e da UE, com os dirigentes de seu país.
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)
http://es.kke.gr/en/articles/Involvement-in-the-plans-of-the-USA-NATO-means-that-the-people-will-shed-their-blood-in-new-imperialist-campaigns/