Grécia: Juventude Comunista em ação

imagemOs militantes e amigos da KNE (Juventude Comunista da Grécia), desde o primeiro momento da difícil situação atual da pandemia da Covid-19, estamos na primeira linha da defesa da saúde pública e dos direitos da juventude em todos os locais onde vivemos, estudamos e trabalhamos na Grécia. Com a iniciativa e a militância das forças da KNE, desde os primeiros dias do isolamento social, buscamos romper na prática o silêncio e a submissão que o governo transmite aos trabalhadores, ao povo e à juventude.

Atuamos com a consciência de que enfrentamos uma batalha difícil, sem precedentes para nossa geração. Exigente, porque terá uma duração e consequências muito maiores do que as que temos enfrentado até agora. Complicada, porque a confrontação, o ataque ideológico e político, principalmente contra a juventude, pelo governo e pela burguesia e seus partidos em conjunto, está se intensificando e continuará se ampliando no futuro próximo.

Entendemos que a responsabilidade da Juventude Comunista nessas condições difíceis é ainda maior. Não paramos nossas ações. Fizemos ajustes para o momento atual. O conteúdo das ações do KKE e da KNE é determinado pela palavra de ordem: “Nós nos mantemos fortes. Não nos calamos!”.

Nas condições atuais, a ação da KNE, ao lado do KKE, é resumida nos seguintes pontos:

1. As condições nos obrigam a dar ênfase à formação política de nossas forças, ao esclarecimento da juventude que segue as posições e propostas do KKE, assim como a de muitos outros segmentos que estão preocupados com os últimos acontecimentos e querem nos ouvir pela primeira vez. É por isso que estamos estudando intensamente o jornal diário do nosso Partido, Rizospastis, o órgão do Comitê Central do KKE. Estamos trabalhando para aumentar o número de assinantes, ou seja, os locais que receberão o jornal, o que é muito importante nas atuais circunstâncias, para o confronto com a propaganda burguesa. Ao mesmo tempo, a KNE publica um número extra de sua revista mensal, a Odigitis, órgão do Conselho Central.

Também utilizamos os diversos meios da internet, o portal do nosso Partido, que garante um fluxo constante de notícias e análises, assim como as páginas novas e renovadas do KKE e da KNE. Usamos e intervimos de forma organizada na internet e nas redes sociais para que a voz do KKE e da KNE chegue inclusive a mais jovens. Gravamos uma grande quantidade de vídeos esclarecedores nas páginas do KKE e da KNE. Há poucas semanas, lançamos o novo podcast multitemático da KNE, que teve um grande êxito em seus três primeiros episódios, pois foram acessados por dezenas de milhares de jovens. Em nossa ação esclarecedora, utilizamos os Anuncios Comunes de dúzias de Partidos Comunistas e Operários, assim como das Organizações da Juventude Comunista, e as atividades e iniciativas dos comunistas de várias partes do mundo.

2. Estamos elaborando propostas para a utilização criativa do tempo que o povo e a juventude passam em casa, devido ao isolamento social. Usamos nossas publicações, mas também a internet, propondo música, filmes, apresentação de livros por categoria. Na página da KNE na internet, criamos uma seção intitulada “Nós nos mantemos fortes – nos isolamos com as propostas da KNE”, com apresentações teatrais para adultos e crianças, concertos dos festivais da KNE e novas produções que têm lugar no Centro Cultural e criação juvenil da KNE em Atenas, eventos do KKE e da KNE. Lançamos, recentemente, pela página do Partido na internet, um espaço virtual da exposição de arte sobre a resistência dos presos políticos nas prisões e dos exilados, organizada em março pelo Comitê Central do KKE, porém suspensa devido ao coronavírus. Além disso, os trabalhos de artistas, que, com suas canções, mostram resistência, reivindicações e solidariedade são divulgados nas nossas páginas na internet por vídeos enviados pelos próprios artistas.

3. Atuamos militante e decisivamente nos locais de trabalho e de moradia, nos bairros, contra os problemas mais urgentes, não só em relação à saúde, mas também em relação aos direitos trabalhistas. Colocamos faixas e cartazes em supermercados, em hospitais, em locais de trabalho que continuam a funcionar, em locais por onde as pessoas ainda estão passando. Estamos entrando em locais de trabalho para denunciar as arbitrariedades dos patrões, assim como a política dos governos, que coloca o peso da crise nas costas dos trabalhadores. Orientamos os trabalhadores para que informem os sindicatos sobre qualquer problema, seja em relação a sua saúde e segurança, seja para constituir comitês de saúde e de proteção nos locais de trabalho.

Nossas forças organizam e apoiam mobilizações, como a da Federação de Associações de Médicos em Hospitais na Grécia, no Ministério da Saúde (a primeira mobilização deste período na Grécia), para exigir medidas imediatas de enfrentamento e proteção contra o coronavírus, assim como muitas outras mobilizações depois dessa em todo o país. Outras mobilizações significativas foram encaminhadas por estudantes residentes, como dos alojamentos universitários, aprovando e impondo suas posições nos alojamentos, depois de organizarem assembleias gerais e intervenções militantes; junto com as intervenções do Centro de Trabalho de Lavrio – Attica Leste nos escritórios da companhia de serviços de terra “Swissport”, que havia despedido dias antes centenas de trabalhadores do Aeroporto Internacional de Atenas. Além disso, nos bairros de Atenas, pequenas “vans” de sindicatos e de organizações de massa, com megafones, chamavam para o “Dia de Ação Pan-helênica para a Saúde”, anunciado pela Federação de Associações de Médicos em Hospitais, no Dia Mundial da Saúde, 7 de abril.

4. Nós nos colocamos na linha de frente para a organização imediata de solidariedade aos atingidos pela situação atual, para que nenhuma família esteja sozinha. Comitês de Solidariedade já estão sendo constituídos nos bairros, enquanto os sindicatos de trabalhadores estão tomando iniciativas para prover apoio material aos que recentemente perderam o emprego ou que não recebem salário, como a iniciativa da Associação de Músicos da Grécia. Ao mesmo tempo, em toda a Grécia, os estudantes residentes e as associações de estudantes têm criado iniciativas e comitês. Depois das propostas dos membros da KNE no comitê de administração das associações de estudantes das universidades de Medicina e Enfermagem, em muitas cidades, a contribuição voluntária dos estudantes graduados e de final de curso contra a pandemia está se fortalecendo, com centenas de novas forças ao lado dos profissionais da saúde e do sistema de saúde pública. Iniciativas semelhantes estão sendo assumidas pelas associações de estudantes de Engenharia Química, de departamentos de Farmácia e outras especialidades relacionadas para preparar antissépticos, disponíveis gratuitamente aos hospitais públicos e estudantes residentes. Muitas associações estudantis organizam doações voluntárias de sangue, enquanto os conselhos escolares estudantis de todo o país decidiram que os estudantes de suas respectivas escolas enviarão suas criações artísticas (pinturas, obras de arte etc.) para médicos e enfermeiras, visando fortalecê-los em sua luta difícil.

Nessas circunstâncias, usamos todos os meios para divulgar nossas posições a fim de contribuir para a produção de um rol de demandas, assim como para divulgar o caráter antipopular da política governamental. Na discussão com os jovens, utilizamos a atividade do grupo parlamentar do Partido, apresentando ao Parlamento as demandas dos sindicatos e de outras organizações de massa, as perguntas sobre os problemas mais graves (por exemplo, os problemas dos jovens trabalhadores, dos estudantes universitários e dos colegiais). O que se determinará atualmente é a questão que diz respeito a que tipo de conclusões serão tiradas de tudo o que os jovens das classes trabalhadoras e das camadas populares estão experimentando neste período; conclusões que determinarão não só seu comportamento atual, mas também seu comportamento futuro.

Lutamos para que seja compreendido, o mais amplamente possível, que tudo que é feito contra as pessoas com o pretexto da pandemia só será derrotado pela luta. Estamos estimulando um critério político no interior da juventude para que não se confie no governo e no Estado burguês, para que amadureça na consciência de que o capitalismo, cujo foco é o lucro, não pode resolver os problemas básicos da vida e da sobrevivência da população mundial no século XXI.

O Socialismo emerge fortemente como a grande necessidade da nossa época. O Socialismo é a resposta para o século XXI. Negamos o isolamento político. Confrontamos o isolamento social no pensamento. Pensamos, estudamos e atuamos, enfrentando hoje, adequando nossa ação, porém com o olhar no amanhã, preparando-nos para o amanhã.

Comitê de Relações Internacionais do CC da KNE

Vejam o original em

https://inter.kke.gr/es/articles/La-accion-de-la-KNE-en-Grecia-en-la-era-de-Covid-19/

Nota: A Juventude Comunista da Grécia, KNE, é uma organização política de massa e de vanguarda da juventude grega. Luta ao lado do KKE sob sua direção, para a organização e a educação da juventude na luta por uma sociedade sem exploração do homem pelo homem. Pela nova sociedade que será conquistada como resultado da substituição revolucionária do sistema capitalista. Uma sociedade onde todos os jovens poderão desenvolver de forma livre e atualizada sua personalidade, pôr em prática suas capacidades e participar à frente na construção da Sociedade Socialista e Comunista.

(Fragmento do estatuto da KNE, em http://int.kne.gr/about/109-nuestra-organizacion)