Juventudes Comunistas: adiante por nosso futuro!

imagemJuventude Comunista da Venezuela

Uma delegação da Juventude Comunista da Venezuela (JCV), composta por Janohi Rosas, Secretária Geral do Conselho Central, e Hugo Rojas, Secretário de Solidariedade Internacional do Conselho Central, teve uma participação marcante na 20ª Assembleia Geral (AG) da Federação Mundial Juventude Democrática (FMJD) realizada em Nicósia, Chipre, espaço que reuniu cerca de 100 organizações juvenis anti-imperialistas e anticapitalistas de todo o mundo.

A Assembleia Geral é a instância administrativa mais alta da FMJD, onde a linha de programas de ação da Federação é estabelecida para os próximos quatro anos. A XX AG atualizou as caracterizações da FMJD relacionadas ao desenvolvimento da luta dos jovens por seus direitos e por um Futuro de Paz, sem guerras. Também foi eleita a estrutura dirigente da Federação para os próximos quatro anos, assim como as comissões auxiliares.

A JCV é membro fundadora da FMJD e foi ratificada como membro do Conselho Geral, sendo também eleita para assumir a responsabilidade da Coordenação Regional para a América Latina e o Caribe pelos próximos dois anos. Ressalta-se que, para este novo período, a Presidência da Federação será ocupada pela União da Juventude Comunista da Espanha (UJCE). Da mesma forma, a União dos Jovens Comunistas de Cuba (UJC) continuará a liderar a segunda maior responsabilidade, a Secretaria-Geral. Ambas as organizações serão acompanhadas no Bureau de Coordenação em Budapeste, Hungria, pela Liga da Namíbia da SWAPO (SPYL), Federação do Nepal (YFN) e União da Juventude Democrática Libanesa (ULDY), que ocupam a primeira Vice-Presidência para as regiões da África, Ásia e Oriente Médio, respectivamente.

A JCV, através de seu Secretário Geral Janohi Rosas, em seu discurso, destacou o papel da FMJD na promoção da solidariedade internacionalista das juventudes do mundo para com a luta e a resistência do povo venezuelano; isso através de ações como a campanha “Imperialismo, mãos fora da Venezuela!”, que implementou várias atividades nos cinco continentes, demonstrando o compromisso das organizações membros da Federação com a Venezuela.

A JCV também expressou sua gratidão à Organização da Juventude Democrática Unida (EDON), por sua extraordinária hospitalidade e capacidade de acolhimento, bem como por todos os esforços e o papel desempenhado no processo de organização da 20ª Assembleia Geral da FMJD, realizando também um trabalho importante ao presidir a Federação nos últimos dois períodos.

A JCV em solidariedade com o Chipre

No âmbito da Assembleia Geral da FMJD, a JCV expressou sua solidariedade com a luta do povo do Chipre pela sua reunificação nacional e contra a ocupação Turquia de uma grande área da ilha pela Turquia.

Esta atividade ocorreu na populosa rua Ledras da cidade de Nicósia, capital de Chipre, em que todas as delegações internacionais denunciaram as ações do imperialismo contra o povo do Chipre e a juventude no mundo.

América Latina anti-imperialista

Como parte das ações da 20ª AG da FMJD, no dia 4 de dezembro, foi realizado o Encontro Regional da América Latina e do Caribe, que tem como objetivo apresentar à Assembleia a proposta de ações que a FMJD implementará na América Latina. A JCV garante que a luta e a resistência do povo da Venezuela continuarão a ser causas políticas da FMJD para o próximo período, isso através da promoção de campanhas e ações em solidariedade à Venezuela que permitam conter e combater as agressões do imperialismo contra o país.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte: https://prensapcv.wordpress.com/2019/12/13/la-jcv-se-hizo-presente-en-la-20a-asamblea-general-de-la-fmjd/#more-14172