Contra o bloqueio criminoso a Cuba!

imagemMENSAGEM DA CENTRAL DE TRABALHADORES DE CUBA E DOS SINDICATOS NACIONAIS ÀS ORGANIZAÇÕES SINDICAIS DO MUNDO

Considerando a situação que o mundo e o nosso país estão enfrentando hoje no confronto com o COVID-19, o governo cubano, entre muitas outras medidas que visam preservar a vida do povo, estabeleceu suspender todas as atividades que levam à aglomeração de pessoas. Nosso movimento sindical compartilha e apoia totalmente essa decisão e, consequentemente, concordou em não realizar o tradicional desfile do primeiro de maio, dia internacional dos trabalhadores, neste ano.

A CTC e os sindicatos nacionais conclamam os trabalhadores cubanos a celebrar esta data significativa com iniciativas que ajudem a reafirmar nossa solidariedade com aqueles que recebem os impactos negativos das políticas neoliberais, responsáveis pela perda de suas conquistas sociais.

Será um dia em que nosso povo reconhecerá o esforço extraordinário que os profissionais de saúde estão fazendo hoje, especialmente os 593 médicos cubanos e outros especialistas que, como parte do Contingente Internacionalista Henry Reeve, estão enfrentando a pandemia em 15 países. É uma nova expressão da vocação humanista e solidária da Revolução Cubana e da alta qualificação de nossos profissionais de saúde, demonstrada em mais de 59 países onde eles salvaram a vida de dezenas de milhares de pessoas.

Por outro lado, neste momento muito difícil para a humanidade, o governo dos Estados Unidos está determinado a intensificar medidas destinadas a impedir o povo cubano de acessar os recursos necessários para superar esta perigosa doença, limitando a chegada de alimentos, medicamentos, combustíveis e outros bens essenciais. Como se isso não bastasse, ele exorta os governos de outros países a rejeitar nossa ajuda solidária e não interrompe sua campanha voltada a desacreditar os valores da medicina cubana.

O bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto ao nosso país pelo governo dos Estados Unidos há mais de 60 anos não nos impediu de oferecer hoje solidariedade a muitos países do mundo, incluindo a possibilidade de usar o medicamento Interferon Alpha2B Humano Recombinante, produzido em Cuba, que contribui efetivamente para o tratamento de pessoas com COVID-19.

Amigas e amigos do mundo:

Convidamos vocês a se juntar à nossa luta e exigir a suspensão desse bloqueio injusto e criminoso, que afeta não apenas todos os cubanos, mas também outros povos que hoje precisam de nossa ajuda solidária. Os exemplos da China, Rússia e Cuba são demonstrações confiáveis de que, quando há vontade política, a solidariedade pode ser transformada em fatos práticos. O planeta é um, vamos defendê-lo! O vírus não faz diferença entre ricos e pobres, pretos e brancos, homens e mulheres, portanto, todos temos a obrigação de lutar, unidos, com os recursos que temos e compartilhá-los.

Confiamos que juntos podemos fazer isso!

A Central dos Trabalhadores de Cuba e os Sindicatos aproveitam esta oportunidade para ratificar nossos agradecimentos a todas as organizações, amigas e amigos que sempre nos acompanham na celebração do primeiro de maio e àqueles que enviam mensagens de solidariedade nesta data significativa, por sua constância, por acreditar em Cuba, em sua Revolução, em seu movimento sindical, nos trabalhadores e no povo cubano.

Força nestes momentos difíceis!

#CubaSalvaVidas
#OBloqueioMata
#AsSançõesSãoUmCrime

Viva o Primeiro de Maio!

Hasta la Victoria Siempre!

Solidários e seguros colaboradores cubanos na Venezuela
Publicado em http://www.trabajadores.cu

por Jorge Pérez Cruz

“Os mais de 20 mil cubanos que hoje se encontram na Venezuela estão sob vigilância epidemiológica constante e colaborando na luta liderada pelo governo bolivariano com o propósito de cortar a cadeia de propagação do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Não há nenhum suspeito de ter contraído a COVID-19.”

Assim o assegura a doutora Dagnis Graciela Romero Carrazana, diretora nacional de Higiene e Epidemiologia da Missão Médica que presta serviços na Pátria de Bolívar e elogia a disciplina com a qual os profissionais cubanos assumiram a mudança de suas rotinas de trabalho imposta pela atual conjuntura, marcada por esforços descomunais a favor da saúde do povo.

Confirma que mais de 300 de nossos profissionais participaram do tratamento direto de pacientes e isolados sintomáticos, que recebem quimioprofilaxia e cuidados epidemiológicos rigorosos para garantir sua segurança. A realização de testes rápidos ajudam a proteger os colaboradores frente à ameaça da COVID-19.

Esta situação favorável é o resultado de intensas jornadas de capacitação e preparação a todo o pessoal desenvolvidas por especialistas cubanos, muitos com vasta experiência neste tipo de contingências e “porque nossos colaboradores seguem o protocolo de biossegurança, desde o momento em que o paciente chega à instalação sanitária, passando por sua permanência, até sua saída”, afirma a doutora Dagnis.

Confirma que contam com todas as garantias necessárias para atender a qualquer dos compatriotas que apresentem sintomas da enfermidade e explica: “Em todos os Estados existe um Centro de Diagnóstico Integral acondicionado para estes fins e com centros hospitalares disponíveis, se o caso requerer cuidados dessa natureza”.

Segundo adiantou Julio César García Rodríguez, chefe da Oficina de Atenção às Missões, a vigilância epidemiológica prevê a realização paulatina de testes rápidos nos colaboradores e a implementação de outras ações, que têm prosseguimento diário na sessõees do Posto de Comando Nacional ativado com o propósito de monitorar o estado de saúde dos missionários e o trabalho que enfrentam em todo o território.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria
Tag