Cuba: solidariedade internacionalista

imagemPartido Comunista do México

BEM-VINDA A SOLIDARIEDADE CUBANA PARA A SAÚDE DO POVO MEXICANO

O processo de privatização do setor da Saúde, iniciado no governo de Ernesto Zedillo e intensificado nos governos de Fox, Calderón e Peña Nieto, prejudicou dramaticamente a capacidade do IMSS, do ISSSTE e da SSA (NT-1) e de outras instituições públicas. Foram incluídos nisso os ataques contra a educação pública, a reforma do sistema de educação, os cortes no orçamento para investigação científica, assim como a renúncia do Estado mexicano em controlar as indústrias estatais química e farmacêutica. Durante o primeiro ano de governo de López Obrador não houve nenhuma ação concreta para reverter essa situação.

O setor mexicano da Saúde está em crise em razão da privatização, da redução no orçamento, da precarização dos trabalhadores, da diminuição da formação profissional nas universidades públicas, da diminuição da investigação científica e da ausência de um setor público farmacêutico. Tanto a chamada gestão neoliberal quanto a social-democrata do capitalismo priorizaram os lucros dos monopólios, degradando o direito à saúde, e isso fica em evidência com a pandemia do COVID-19, tanto em nosso país quanto em todo o mundo.

Por isso, em todos os países, é necessária a colaboração médica, científica e tecnológica. Como sempre, as brigadas médicas cubanas colocam-se à frente nessa tarefa solidária, que também é necessária no México.

Devemos destacar e agradecer, na atual contingência sanitária, a solidariedade da Revolução Cubana, que atende generosamente a Ásia, a Europa e a América. Se não fosse pelo bloqueio imperialista, com certeza seria muito maior. Para citar apenas alguns exemplos, Cuba também esteve presente, com sua solidariedade, junto aos povos da África subsaariana no combate ao ebola e no Haiti, golpeado por furações e pela fome. Em contrapartida, a União Europeia e a T-MEC (NT-2) se mostraram inúteis. Todas as missões médicas cubanas têm sido elogiadas pelos órgãos internacionais de saúde.

Sem esforço publicitário, ao contrário, com muita discrição e grande eficiência, a Revolução Cubana, com o Comandante Fidel Castro à frente, desenvolveu algo essencial à formação de médicos altamente capacitados, com vocação humanista e solidária: a Escola Latino-americana de Ciências Médicas, da qual se beneficiaram milhares de jovens de todos os países, inclusive dos bairros marginais da atualmente golpeada cidade de Nova York, que, de outra forma, jamais se formariam profissionalmente. Não só receberam uma educação de alta qualidade, mas também fizeram o curso totalmente gratuito, ou seja, a alimentação, a moradia e o material de estudo foram por conta da Revolução Cubana. No decorrer de uma década, perto de mil jovens mexicanos se formaram como doutores em Ciências Médicas. Por tal solidariedade, os trabalhadores mexicanos estaremos eternamente agradecidos.

Hoje, o México precisa da solidariedade de Cuba, de seus médicos especializados. Os primeiros [voluntários médicos] já estão chegando e, de imediato, os canalhas da mídia imperialista, como guardiões dos interesses dos EUA, lançam seus ataques rancorosos. Até parece que é a própria CIA (Agência Central de Inteligência) que escreve seus artigos.

→ Ameaçam com sanções da administração Trump por qualquer venda de petróleo ou colaboração médica. Estimulam o embaixador [Christopher] Landau a intervir politicamente entre os empresários para combater a solidariedade cubana, afirmando que as decisões do Conselho Mexicano de Negócios e do Conselho Coordenador Empresarial passam pela sua aprovação.

→ Esses que caluniam o trabalho médico como sendo uma ação de espionagem são os mesmos que sempre encobriram a atuação dos órgãos de espionagem dos EUA no México, onde, historicamente, a CIA e a DEA (NT 3) têm suas maiores bases mundiais.

→ Apresentam um argumento cínico, o das relações trabalhistas dos médicos cubanos, quando não disseram nenhuma palavra condenando a reforma trabalhista no México, medida antitrabalhador que impôs o outsourcing, o fim da jornada máxima de 8 horas, assim como nada falam sobre as condições precárias de milhões de trabalhadores mexicanos.

Esses porta-vozes, verdadeiros lacaios do governo dos EUA, fecham os olhos à grave situação do povo estadunidense, com quase meio milhão de infectados pelo coronavírus, que precisam da solidariedade dos povos do mundo e aos quais também cairia muito bem a solidariedade e a experiência da missão médica cubana.

O Partido Comunista do México, reconhecendo o esforço dos trabalhadores da saúde do nosso país, saúda o esforço extraordinário que significa a solidariedade cubana. Reiteramos nossa exigência para que o bloqueio imperialista dos EUA e da União Europeia contra Cuba tenha fim, pois a realidade mostra claramente que colocar obstáculos à solidariedade é crime.

Proletários de todos os países, uni-vos!

Seção de Relações Internacionais do CC do PCM

(NT-1) IMSS – Instituto Mexicano del Seguro Social; ISSSTE –  Instituto Estatal de Seguridad Social y Trabajadores; SSA – Secretaría de Salud.

(NT-2) T-MEC – Tratado entre México, Estados Unidos y Canadá.

(NT-3) DEA – A Drug Enforcement Administration é um órgão de polícia federal do Departamento de Justiça dos Estados Unidos encarregado da repressão e controle de narcóticos. O órgão foi criado em 1973.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte:

http://www.comunistas-mexicanos.org/partido-comunista-de-mexico/2235-es-criminal-poner-obstaculos-a-la-solidaridad

Categoria
Tag