Venezuela: lançada a Alternativa Popular Revolucionária

imagemCOMUNICADO

Nos marcos de um grande esforço de construção política coletiva, as organizações que subscrevem o presente comunicado constituímos a ALTERNATIVA POPULAR REVOLUCIONÁRIA, uma aliança anti-imperialista e verdadeiramente socialista, dirigida a proporcionar um novo referencial de esquerda para as venezuelanas e os venezuelanos.

Esta iniciativa surge da necessidade de orientar uma expressão e uma resposta política às demandas, reivindicações e lutas diversas que encaram a classe trabalhadora venezuelana, as camponesas e os camponeses, as comuneiras e os comuneiros, os estudantes e todos os setores populares, diante da carestia de vida, dos baixos salários, a especulação comercial sem freio, a corrupção, o descaso institucional, o desrespeito sistemático aos direitos fundamentais do povo, a criminalização e judicialização das lutas, a terrofagia oligárquica e a adoção de políticas regressivas por parte do governo nacional. Em suma, todas as calamidades que padecem as grandes maiorias nacionais correspondem à crise estrutural do capitalismo venezuelano, à asfixia econômica do imperialismo estadunidense – que rechaçamos de maneira contundente – e à aplicação, por parte do executivo nacional, de uma política de ajuste macro-econômico burguês.

As organizações que conformamos a ALTERNATIVA POPULAR REVOLUCIONÁRIA, manifestamos nosso profundo repúdio às manobras desestabilizadoras e golpistas da direita nacional pró-imperialista, assim como o rechaço à possibilidade de que a mesma retome o poder na Venezuela. Por esta razão, fazemos um chamado à participação massiva do povo nas próximas eleições parlamentares, para com isso impulsionar o projeto político socialista.

A ALTERNATIVA POPULAR REVOLUCIONÁRIA tem traçado os objetivos de construir uma política para, em curto, médio e longo prazo, que vá ao encontro do sentimento popular ávido de respostas a seus inumeráveis problemas. Aqueles que constituímos esta aliança nos unimos em torno do compromisso em definir uma proposta política que vele pelo resgate das conquistas que foram alcançadas com Chávez – e que têm sido desmontadas por este governo – que marque o rumo a seguir tão caro a todas as lutas populares e avance até a edificação de um governo de e para as trabalhadoras e os trabalhadores.

De parte da ALTERNATIVA POPULAR REVOLUCIONÁRIA ratificamos nossa mais absoluta lealdade ao povo, seus interesses supremos à revolução em todo lugar, para além de qualquer consideração ou interesse político governamental ou institucional. Não temos nos separado do caminho traçado pela classe trabalhadora, camponesas e camponeses, comuneiras e comuneiros, milicianas e milicianos e setores populares em geral. Cremos fervorosamente na força e na genialidade criativa do povo a que pertencemos, razão pela qual hoje exigimos melhores condições de vida e o respeito a nossos direitos fundamentais.

Assim, pois, expressamos nossa vontade de lutar contra a agressão imperialista, o bloqueio e a corrupção, por condições de vida e de trabalho dignas, em favor das lutas operárias e camponesas, através da radicalização de uma vibrante democracia popular e revolucionária, com o socialismo como objetivo estratégico. Somente a organização e a mobilização das maiorias trabalhadoras, camponesas e bases populares abrirão caminhos na direção de um amanhã melhor.

Renovemos a esperança!
Por uma saída revolucionária da crise!

ALTERNATIVA POPULAR REVOLUCIONÁRIA

Subscrevem:

Partido Comunista da Venezuela (PCV)
Pátria Para Todos (PPT)
Esquerda Unida (Izquierda Unida – IU)
Corrente Marxista Luta de Classes
Partido Revolucionária do Trabalho (PRT)
MBR-200
Rede Autônoma de Comuneiros
Compromisso País (COMPA)
Somos Lina

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)