Cuba prepara 100 milhões de doses da vacina

imagemPessoal de saúde tira os sinais vitais dos voluntários que neste dia 18 de janeiro receberam a vacina Soberana 02 para avaliar a reação, segurança e nível de imunização Photo: Jose M. Correa

Autor: Miguel Febles Cordero | informacion@granmai.cu

O diretor geral do Instituto Finlay de Vacinas, Vicente Vérez Bencomo, anunciou, em uma entrevista coletiva com agências estrangeiras credenciadas em Havana, que Cuba está criando capacidades para produzir cem milhões de doses da vacina injetável Soberana 02 contra a Covid-19.

Bencomo ratificou que o objetivo é atender às necessidades do país e também de outras nações interessadas em adquirir, até agora, o produto, como Vietnã, Irã, Venezuela, Paquistão e Índia. No caso do nosso país, esclareceu, o aplicativo será gratuito e o objetivo é imunizar toda a população este ano.

«A estratégia de Cuba para comercializar a vacina tem uma combinação de humanidade e impacto na saúde mundial. Não somos uma multinacional, onde o objetivo financeiro é a razão número um. Nosso objetivo é criar mais saúde», disse Vérez Bencomo, segundo despacho da Prensa Latina.

A vacina Soberana 02 iniciou esta semana seu teste clínico ampliado de fase II, que será estendido para 900 pessoas entre 19 e 80 anos, enquanto um novo teste com população pediátrica está previsto para ser realizado em fevereiro, para que também possa ser aplicado nas crianças.

Após os resultados nesta etapa, explicou o diretor-geral do Instituto Finlay de Vacinas, chegaríamos à terceira fase. Durante este período, as autoridades de saúde planejam incluir 150.000 pessoas vulneráveis e residentes em áreas de alto risco.

Unesco reconhece o papel da mulher cubana na ciência
As mulheres cubanas são decisivas no desenvolvimento econômico e social da nação e têm protagonizado, ano após ano, uma importante contribuição para a ciência cubana, como demonstram os múltiplos prêmios nacionais da Academia Cubana das Ciências (ACC) por elas obtidos e sua presença significativa entre os autores de publicações relevantes e patentes de invenção

Autor: Orfilio Peláez | informacion@granma.cu

As mulheres cubanas são decisivas no desenvolvimento econômico e social da nação e têm protagonizado, ano após ano, uma importante contribuição para a ciência cubana, como comprovam os múltiplos prêmios nacionais da Academia Cubana das Ciências (ACC) por elas obtidos, e sua presença significativa entre os autores de publicações relevantes e patentes de invenção.

Isso foi destacado ao jornal Granma pelo doutor em Ciências Luis Velázquez Pérez, presidente da ACC, ao avaliar o reconhecimento feito ao nosso país pelo Instituto de Estatística da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em virtude de ter alcançado a paridade científica.

Ressaltou que das dez invenções cubanas que receberam a Medalha de Ouro da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, seis dos principais autores são mulheres.

Desde 1999, a partir da Conferência Mundial sobre Ciência para o Século 21: um novo compromisso, convocada pela Unesco, Cuba adotou e endossou os acordos da Declaração Final, dentro da qual estava a plena inclusão das mulheres na campos científicos. Até então, a Ilha maior das Antilhas ocupava um lugar relevante no número de mulheres no setor científico e em cargos de liderança, como resultado das oportunidades geradas pela Revolução Cubana desde 1959, disse o dr. Velázquez Pérez.

Sobre a composição da Academia Cubana das Ciências, especificou que 34% do quadro atual é composto por mulheres, o que a torna a instituição acadêmica com maior representação feminina no mundo. O mesmo acontece com sua diretoria, já que dos três vice-presidentes, duas são mulheres.

Dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Citma) mostram que, de um total de 89.214 pessoas dedicadas às atividades de ciência, tecnologia e inovação em âmbito nacional, 53% são mulheres, e dos 7.750 pesquisadores categorizados no final de 2019, 68% eram representados por elas.

«O confronto à Covid -19 tem muitas dessas mulheres cubanas relevantes na linha de frente, que participam ativamente na introdução de diferentes protocolos terapêuticos, no desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e co-lideram os testes das quatro vacinas candidatas do país», disse Velázquez Pérez.

Categoria
Tag