PCB-RN condena ataque anticomunista

imagemNOTA DE REPÚDIO À DECLARAÇÃO DO JORNALISTA ALEX MEDEIROS DE INCITAÇÃO À ATAQUES DE ARMAS CONTRA COMUNISTAS

Comitê Regional do PCB do Rio Grande do Norte

O Partido Comunista Brasileiro – PCB – expressa seu veemente repúdio à declaração do colunista bolsonarista da Tribuna do Norte (jornal diário com sede em Natal/RN), Alex Medeiros, incitando a população a cometer ataques criminosos contra os comunistas. A declaração foi proferida pelo jornalista, em seu perfil numa rede social, no último dia 16-02, ao postar a foto de uma arma (pistola Glock 9mm) legendando-a com a seguinte declaração: “aponte para assaltantes e comunistas, não necessariamente nesta ordem”.

A publicação desse jornalista e colunista, realizando a propagação do ódio e a incitação à violência, é mais uma expressão do avanço de forças fascistas e protofascistas que o nosso país vem experimentando, especialmente, desde o ano de 2018 (com a vitória eleitoral das forças políticas capitaneadas pela extrema direita e pela direita, na figura de Jair Bolsonaro). A eliminação do adversário político, inviabilizando a sua existência física e/ou organizativa, é a principal característica do fascismo.

Quando Alex Medeiros, na mesma frase de sua publicação, coloca assaltantes e comunistas como objetos de apontamentos por arma de fogo, acaba por fazer uso de um dos principais expedientes das forças fascistas: busca criminalizar os comunistas e suas organizações de luta, com o fim de legitimar e provocar as suas perseguições pelo Estado e por segmentos da sociedade civil.

A aniquilação do adversário político, na forma típica do fascismo, por exemplo, ocorreu na Itália de Mussolini e na Alemanha de Hitler, nas décadas de 1920, 30 e 40; nas ditaduras de Portugal (Salazar) e Espanha (Franco), nas décadas de 1930 à 70; nas ditaduras empresarial-militar da América Latina, no que inclui o Brasil, sobretudo, nas décadas de 1960 e 70. Em todas essas experiências, além da cassação de alguns mandatos parlamentares e do registro de alguns partidos políticos, do fechamento e da proibição de sindicatos, houve repressão aos comunistas, socialistas, lutadores sociais do campo da esquerda, estudantes e outros, com práticas cruéis de sequestros, torturas, estupros, assassinatos e desaparecimento de corpos.

O repugnante e antidemocrático ataque fascista deste colunista bolsonarista da Tribuna do Norte, embora nomeando os comunistas, em verdade, é um ataque a todas as forças políticas que questionam o sistema capitalista, bem como a todos aqueles que prezam e lutam por direitos populares e pelas liberdades democráticas.

Os comunistas no Brasil, em diversos momentos da história, protagonizaram a organização das lutas sociais pelo direito do voto universal, por melhores salários, moradias, terras, serviços públicos como saúde, educação e creches, liberdade de culto, etc. Os comunistas no nosso país estiveram na linha de frente dos combates contra o autoritarismo. Os comunistas produziram diversos dos mais destacados lutadores sociais brasileiros, como Luiz Carlos Prestes, Carlos Marighella, Gregório Bezerra e o potiguar Luís Maranhão. Muitas das conquistas e celebrações que temos atualmente deve-se às lutas conduzidas com convicção e afinco pelos comunistas.

Nós do PCB somos uma das organizações comunistas que marcaram as histórias de lutas e resistências no Brasil. Estamos há 99 anos agregando em nossas fileiras inúmeros militantes comunistas em luta ao lado da classe trabalhadora (da cidade e do campo) e das camadas populares por melhores condições de vida e trabalho, bem como por maior e substantiva participação popular. Ao longo desse período, sempre fomos uma das organizações mais perseguidas pelas forças fascistas e protofascistas.

Por nossa história, nossa atuação, por aqueles que tombaram em luta e por aqueles que fazem e estão envolvidos na luta, exigimos responsabilização pela declaração irresponsável, preconceituosa, antidemocrática e criminosa desse jornalista bolsonarista.

É preciso estarmos sempre vigilante às manifestações fascistas, de modo que possamos sempre e prontamente respondê-las. Entretanto, apenas com a organização popular na perspectiva de superar o sistema social que fomenta as mazelas e injustiças que vivenciamos no nosso dia a dia é que vai efetivamente conseguir tornar o fascismo (que é uma das formas de administração do capitalismo) ilegítimo e sem sentido, derrotando-o.

Que aquilo que atormenta os fascistas se fortaleça: que avance a organização e a unificação de trabalhadores e trabalhadoras, membros das camadas populares, segmentos de aposentados e de estudantes no caminho da construção de uma nova sociabilidade que atenda as necessidades populares e acabe com a exploração de um sobre o outro.

Viva os comunistas!

Fascistas não passarão!

É força, ação, aqui é o Partidão!

Fora Bolsonaro-Mourão e seus aliados!

Pelo Poder Popular e pelo Socialismo no rumo do Comunismo!

#antifascismo

#antifascista

#ditaduranuncamais

#repudio

#forabolsonaro