Estudantes elegem programa unitário de luta pela universidade popular para o DCE na UFSC

Faz tempo que a gente cultiva

A mais linda roseira que há

Mas eis que chega a voz ativa

e faz a roseira ficar…

A madrugada do dia 26 de abril de 2012 marca uma virada na direção do movimento estudantil da Universidade Federal de Santa Catariana. O movimento estudantil, em geral, tem sofrido uma forte degeneração ao assumir posturas e praticas que só servem a expansão universitária comprometida com o mercado, com a formação de força de trabalho a baixo custo para a iniciativa privada, além da produção de ciência e tecnologia a mercê dos lucros.

Dentro deste contexto de resistência e combate as práticas pelegas, maquiadas pelo discurso do “novo”, que na UFSC, por três anos, apenas reafirmou que o novo só vem com a ruptura radical das velhas práticas que só servem a reprodução da ideologia dominante, como por exemplo as práticas de desmobilização e afastamento das lutas reais dos estudantes,além da falta da unidade com os movimentos populares.

A greve dos servidores federais e dos professores estaduais nos mostra a precarização que ocorre no seio da classe trabalhadora, a precarização das suas condições de trabalho que é o resultado das precarizações das suas condições de formação profissional, portanto, nosso inimigo não é abstrato ele é claro e objetivado no desmonte da educação pública que no cotidiano de nossas escolas sentimos com a falta de professor, de espaço físico, e principalmente na falta nas condições de permanência nesta Universidade.

O comprometimento com a produção do socialismo cientifico expressado no projeto de disputa da universidade, para além do capital, que se baliza pelas condições e necessidades concretas da grande maioria da população e construindo uma pratica educativa responsável e coerente com um projeto de sociedade que luta pela emancipação humana e o fim trabalho explorado pelo capital.

E é neste sentido, o da Universidade Popular, que saudamos a todxs lutadxres que com garra, rebeldia, arte e alegria conquistaram o DCE Luiz Travassos trazendo o DCE de volta pra luta!

Saudamos as organizações Juventude Comunista Avançando, União da Juventude Comunista e Barricadas Abrem Caminhos e independentes que constroem, desde nosso primeiro chamado, o movimento pela base, orientado por um projeto de universidade além do capital, primando pelo diálogo direto, plural e aberto com os estudantes. Conquistando assim uma vitória alçada em 1.292 votos de diferença! Neste momento, conclamamos a todos os setores da universidade realmente comprometidos com os anseios da classe trabalhadora a se somarem e construirem a contra hegemonia a universidade do capital. Porque para nós da UJC não há conciliação, está na hora de impor o projeto de universidade popular em disputa na universidade e sociedade!

OUSAR LUTAR OUSAR VENCER

OUSAR CRIAR O PODER POPULAR

Coordenação Nacional

União da Juventude Comunista

http://ujc.org.br/index.php/artigos-sobre-a-ujc/110

Categoria