Justiça para o Tenente Vermelho José Wilson!

JOSÉ WILSON, O “TENENTE VERMELHO”: PRESENTE!

Nota Política do PCB – Partido Comunista Brasileiro

O Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro manifesta seu veemente repúdio ao brutal assassinato do companheiro José Wilson da Silva – o “Tenente Vermelho”, em sua residência em Porto Alegre na madrugada do último dia 10 de dezembro.

José Wilson era capitão do Exército e foi vereador de Porto Alegre pelo PTB, de 2 de janeiro a 1º de abril de 1964, quando ocorreu o golpe militar; nesta época o companheiro José Wilson era muito próximo ao governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola.

Depois de fracassarem todas as tentativas de resistência ao golpe, Wilson exilou-se no Uruguai, onde conviveu com, além de Brizola, o ex-presidente João Goulart, Darcy Ribeiro, Betinho e outras lideranças políticas e sociais perseguidas pelo regime repressor, tendo participado ativamente da luta contra a ditadura empresarial-militar instalada pelo golpe de 1964.

Atualmente, José Wilson era o Presidente da AEPPP-RS (Associação dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Rio Grande do Sul) e da AMPLA (Associação de Defesa dos Direitos e Pró-Anistia dos Atingidos por Atos Institucionais), liderança reconhecida nacionalmente, sempre presente nas atividades em defesa da Anistia, além de ativo militante do PC do B no RS, mesmo com a sua já avançada idade de 90 anos.

O PCB se solidariza com a direção e os militantes do PC do B e com os familiares do companheiro José Wilson. Exigimos investigação completa sobre as circunstâncias de tão brutal assassinato.

Partido Comunista Brasileiro (PCB) – Comitê Central