Contra o racismo, o golpismo e o reacionarismo da Câmara dos Vereadores de Curitiba

imagem

A maioria reacionária da Câmara dos Vereadores de Curitiba conspira para cassar o mandato do vereador Renato Freitas (PT), um dos poucos vereadores negros do município. Para os vereadores falso-moralistas, o “crime” de Renato Freitas consiste em, unido ao protesto de movimentos populares, levar à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos um clamor por justiça para um trabalhador negro brutalmente assassinado, o imigrante congolês Moïse Kabagambe! Esse ato pacífico de solidariedade, realizado quando não havia mais nenhuma celebração religiosa em curso, foi deturpado por toda a mídia burguesa como “uma invasão violenta”, em sua sanha anticomunista.

Não nos surpreende que os políticos ligados aos exploradores do povo trabalhador e seus capatazes milicianos se sintam “ofendidos em seu credo”, com tamanho ato de dignificação de um trabalhador morto em martírio! Desses mercadores da fé políticos, não esperamos nenhuma decência e dignidade. Tentar transformar esse episódio em uma afronta a qualquer religião apenas revela a essência do falso-moralismo desses demagogos: um moralismo que não se escandaliza com a brutalidade contra os negros e pobres nem quando essa ganha visibilidade nacional.

O PCB manifesta seu repúdio a essa manobra obscurantista, que busca excluir da Câmara um vereador negro ligado às lutas sociais, criminalizar a luta popular e promover um clima de anistia aos milicianos que assassinaram Moïse. Nós, comunistas, responsáveis pela luta que, na Constituinte de 1946, conquistou para o povo trabalhador brasileiro a liberdade religiosa (arrancada pela luta parlamentar de comunistas como Jorge Amado e Carlos Marighella), denunciamos com indignação a demagogia moralista desses vereadores de aluguel, que cospem sobre a memória de Moïse Kabagambe.

-Justiça para Moïse Kabagambe!

-Não à cassação de Renato Freitas!

-Punição exemplar de todos os milicianos!

Comissão Política Nacional do Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria
Tag