Sobre o desaparecimento de Bruno Araújo e Dom Phillips

imagem

Nota Política do Partido Comunista Brasileiro (PCB)

O Partido Comunista Brasileiro – PCB vem a público manifestar sua grande preocupação com o desaparecimento na região do Vale do Javari na Amazônia brasileira, onde o Brasil faz fronteira com o Peru e a Colômbia, do indigenista e servidor da FUNAI ( Fundação Nacional do Índio ) Bruno Araújo e do jornalista inglês Dom Phillips, fato este ocorrido no último final de semana.

É sabido que o Vale do Javari, território indígena demarcado há pouco mais de duas décadas, reúne a maior quantidade de indígenas em voluntário isolamento que se tem conhecimento no mundo, sendo objeto de inúmeros ataques por parte de pescadores ilegais, madeireiros, caçadores, traficantes de animais, situando-se em uma fronteira extremamente porosa onde atua o crime organizado na chamada Rota do Solimões.

Bruno Araújo, experiente servidor da FUNAI, grande conhecedor da região onde trabalha há anos e destacado defensor dos povos originários do Javari, não de hoje vinha sofrendo inúmeras ameaças, inclusive de morte, por parte daqueles que atuam ilegalmente naquela terra indígena, mas sem que esses fatos tenham sido efetivamente apurados pelas autoridades de segurança brasileiras.

É sabido que o governo Bolsonaro defende uma política de exploração dos territórios indígenas por mineradoras, madeireiros e outros e tem atuado durante o seu mandato para desmontar as insuficientes e precárias bases e mecanismos de proteção de certos territórios indígenas, como ocorrente quanto ao próprio Vale do Javari e outras áreas, deixando, portanto, os povos indígenas daquela região, assim como os servidores das agências do Estado que atuam na defesa do meio ambiente, dos povos indígenas, ribeirinhos e outros à deriva e ainda mais expostos às ameaças daquelas e daqueles que agem à luz do dia, espoliando as riquezas naturais e da biodiversidade.

O jornalista Dom Phillips estava por aquelas paragens preparando, como noticiado, ampla reportagem quanto a todo esse quadro de desmandos, ilegalidades e que também têm relação com a atuação de grupos transnacionais do crime organizado. Bruno, por seu conhecimento e experiência, certamente era uma importante fonte de informação para esse profissional da imprensa.

O desaparecimento de ambos, para além de extremamente preocupante, dadas as condições em que ocorreu, põe a nu a extrema precariedade das ações de vigilância e segurança daquela região fronteiriça. A inconcebível demora na atuação dos órgãos responsáveis do governo brasileiro em iniciar a busca por eles, usando todo o aparato para tanto necessário, quando o fato já ganhara repercussão na imprensa nacional e internacional, revela inegável afronta à dignidade das pessoas que vivem e trabalham em uma área sabidamente conflituosa, funcionando como um verdadeiro convite para ações dessa natureza no futuro próximo.

Esperamos e desejamos que Bruno e Dom Phillips sejam encontrados com vida, mas desde logo registramos nosso repúdio a toda a política de desprezo à vida humana, aos povos indígenas e à biodiversidade brasileira posta em prática pelo nefasto governo de Jair Bolsonaro.

Fração Nacional Indígena do PCB