Toda solidariedade à luta do povo Anacé!

PCB SE SOLIDARIZA COM A LUTA E RESISTÊNCIA DO POVO ANACÉ ANTE AS OFENSIVAS DA JUSTIÇA EM SUAS TERRAS

O povo Anacé, localizado no município de Caucaia – Ceará, continua sua intensa luta para manter sua terra sagrada. A Justiça estadual determinou reintegração de posse contra o povo anacé na Aldeia das Queimadas, na localidade da Mangabeira.

A decisão foi tomada pelo juiz Francisco Biserril Azevedo de Queiroz, que autoriza a utilização de força policial contra qualquer tipo de resistência. A Defensoria Pública do Ceará e a Defensoria Pública da União questionam a decisão.

Com o objetivo de expulsar a etnia de sua terra, no dia 06 de outubro de 2020, essa área foi atacada.

“O posseiro com nome de Neto, que se dizia ser dono do território, fez o desmatamento de todas as árvores de lei pau-darcos, cajueiros, mangueira, entre outros. Em seguida, colocou fogo em todo o território matando vários animais silvestres. Foi aí que mais de 100 indígenas anacé entraram em ação retomando todo o território para cuidarmos da vida no território. Hoje em dia, onde era só a cinza tá cheio de vida. Hoje moram 20 famílias que têm suas plantações que são o sustento dessas famílias dentro do território. E essa ação judicial vai impactar essas famílias que têm resistido há 2 anos dentro do território debaixo de ameaças da parte do posseiro. O juiz está cometendo um grande erro de despejar essas famílias que passaram por tanta coisa para manter o território salvo, para vir o juiz e dar o território nas mãos de quem fez tudo isso com território. Isso é um absurdo!”, fala do Claudson Anacé,
liderança da aldeia.

Quem também fala sobre a atual situação, é Isolda Anacé, liderança da aldeia. “Essa decisão judicial contra a retomada das Queimadas põe em risco a vida de famílias indígenas que estão no território. A retomada está dentro da Terra Indígena Anacé e é usada para plantios, atividades coletivas e comunitárias, moradias, além de ter um significado importantíssimo para os presentes e as futuras gerações do povo Anacé”. Eu, como liderança da retomada das Queimadas, junto com meu povo,
estamos mobilizados, articulando apoiadores e a Defensoria Pública da União e Estadual para que essa decisão seja revista. Além de mobilizar os encantados para que eles ajam e evitem a reintegração de posse.” conclui a liderança.

Hoje, a principal luta dos povos indígenas é a demarcação de terras. Para acabar com a exploração das terras e o massacre dos povos originários, temos que acabar com o capitalismo.

O Partido Comunista Brasileiro cerra fileiras junto aos povos indígenas.

Por demarcação de terras! Pelo Poder Popular e o socialismo!

PCB – Partido Comunista Brasileiro.
Célula Chico da Matilde, Caucaia-CE