Finalizado o IX Congresso da UJC

Gabriel Lazzari e Maria Carolina – p/ Coordenação Nacional da UJC

Entre os dias 11 e 15 de novembro a União da Juventude Comunista (UJC) realizou o seu IX Congresso Nacional, reunindo centenas de jovens de todas as regiões do país na cidade de Campo Limpo Paulista (SP), onde dividiu o espaço com o Coletivo Negro Minervino de Oliveira, que realizava sua Conferência Nacional. Abriram o Congresso os anfitriões Juliana Siegmann (Secretária Política da UJC-SP), Antonio Carlos Mazzeo (Secretário Político do PCB-SP). Os camaradas Edmilson Costa (Secretário-Geral do PCB) e Gabriel Lazzari (então Secretário Político Nacional da UJC) dirigiram-se aos congressistas que se preparavam para discutir as divergências e convergências sobre os rumos da UJC.

Internacionalismo é todo dia!

Na noite do dia 12, foi realizado um debate com a presença da delegação internacional que prestigiava o congresso: Juventude Comunista da Grécia (KNE), Juventude Comunista do Paraguai (JCP), Coletivo de Jovens Comunistas (CJC – Espanha), Movimento de Juventude Connolly (CYM – Irlanda), Juventude do Partido dos Trabalhadores Via Democrática (YWDWP – Marrocos) e Juventude do Partido do Povo Palestino (PPPY – Palestina). A discussão sobre o sistema capitalista-imperialista e a denúncia contra a prisão dos Irmãos Kononovich na Ucrânia, como parte da Campanha de Solidariedade da FMJD, foram os pontos-chave do debate.

Uma UJC nacionalizada!

Ponto central das discussões foi o fato de que, depois de 16 anos de sua reorganização, a UJC já consegue afirmar com toda certeza que sua presença é realidade em todos os estados do Brasil. O avanço recente para o Norte foi representado pelas delegações do Pará, do Acre, do Amazonas e do Amapá. O Congresso também aprovou, por entusiasmada aclamação dos presentes, uma Moção de Compromisso com o estudo e o trabalho revolucionários por toda a UJC para com as lutas que se desenvolvem na Região Norte.

Resultados do IX Congresso Nacional

Desde o princípio, o debate do Congresso se dedicou a sanar problemas advindos do crescimento da Juventude do PCB e dos impactos da pandemia. O debate central sobre especialização, profissionalização e sistematização do trabalho revolucionário e superação do trabalho artesanal somou-se ao debate sobre as prioridades para a UJC no próximo período, para dar consequência à tática do Giro Operário-Popular, enfocando o trabalho no movimento secundarista (com destaque para o Ensino Profissional Técnico), no movimento de jovens trabalhadores e nas universidades privadas de massa. Além disso, diversas resoluções apontaram para o aprimoramento de nossa democracia e comunicação internas, nos marcos do marxismo-leninismo, e para o avanço no trabalho de massas. As decisões aprovadas serão publicizadas assim que houver o referendo por parte do Comitê Central do PCB, conforme as resoluções partidárias.

Continuidade e renovação na Coordenação Nacional da UJC

O Congresso elegeu a nova Coordenação Nacional e renovou a sua Secretaria Política, conduzindo a camarada Maria Carolina, ex-diretora da UNE pela UJC e ex-Secretária Nacional de Movimento Estudantil, à tarefa. A nova CN, com seus mais de 50 nomes, expressa a variedade de atuações, a fisionomia mais nacionalizada e, acima de tudo, um corpo dirigente à altura dos desafios da conjuntura. Para auxiliar na continuidade dos trabalhos e preparação para a condução da UJC no próximo período, serão mantidos por seis meses os camaradas Gabriel Lazzari (ex-Secretário Político Nacional) e Lígia Orlandin (ex-Secretária de Relações Internacionais).

Na luta pelo Poder Popular e pela Revolução Socialista no Brasil

Os comunistas saem fortalecidos do IX Congresso Nacional da UJC, reafirmando seu compromisso com o Partido Comunista Brasileiro, com as lutas da juventude trabalhadora no Brasil, com a estratégia socialista e com a compreensão de que apenas a revolução e a construção do socialismo são a saída efetiva para todas as mazelas enfrentadas pela classe trabalhadora.

VIVA OS 95 ANOS DA UNIÃO DA JUVENTUDE COMUNISTA!
VIVA O IX CONGRESSO NACIONAL DA UJC!
VIVA OS 100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO!
Categoria
Tag