Solidariedade da FSM com o povo palestino

imagem

Solidariedade da FSM com o povo palestino por ocasião do Dia Internacional da Solidariedade

Os filiados e amigos da FSM, sindicatos militantes e classistas em todo o mundo, responderam ao chamado da FSM para expressar solidariedade ao povo palestino por ocasião do dia internacional de solidariedade, em 29 de novembro de 2022.

Até a vitória, sempre.

Declaração de solidariedade da FSM com o povo palestino

Por ocasião do Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, em 29 de novembro, a FSM reitera seu apoio e solidariedade ao povo palestino e sua justa luta cotidiana.

O ano de 2022 é um dos mais sangrentos para o povo palestino: os ataques israelenses resultaram em 160 mortes registradas tanto na Cisjordânia quanto na Faixa de Gaza desde o início do ano, enquanto muitos milhares ficaram feridos. Além disso, 5.300 palestinos foram detidos e presos pelas forças de ocupação, incluindo 620 crianças.

O Estado assassino de Israel, em vez de ser condenado e punido por seus crimes contra a humanidade, recebe elogios, apoio e cobertura política dos líderes dos EUA, UE e OTAN, o chamado “mundo livre”. Israel recebe bilhões de dólares em apoio dos imperialistas em vez de sanções, enquanto o povo palestino vive diariamente com medo de ser preso ou morto sem motivo a não ser por ser palestino.

A FSM condena a hipocrisia dos imperialistas e sua política de dois padrões. Ao mesmo tempo, denunciamos a política de igual distância da CSI e dos sindicatos amarelos, e o silêncio internacional em relação aos crimes israelenses contra o povo palestino.

O movimento sindical classista internacional denuncia os ataques diários das forças de ocupação israelenses, os assassinatos, detenções, deslocamentos e ataques a trabalhadores, mulheres e crianças.

A FSM, representando 105 milhões de trabalhadores em 133 países, expressa seu apoio inabalável e a solidariedade internacionalista de longa data com o heróico povo palestino em sua luta por uma pátria independente para viver em liberdade, com seu direito inalienável à autodeterminação, seu direito de decidir livremente e democraticamente o seu próprio presente e futuro.

A FSM está firmemente ao lado do povo palestino desde sua fundação em 1945 com campanhas de solidariedade, manifestações, protestos e apoio prático todos os anos e sempre lutará ao lado do povo palestino até a vitória final. A FSM e seus militantes afiliados estiveram e sempre estarão do lado certo da história com solidariedade de classe e internacionalismo que são nossas armas mais fortes contra o bárbaro Estado de Israel e seus aliados.

A FSM continua a luta ao lado do povo palestino por:

Reconhecimento do Estado Palestino nas fronteiras de 1967 e Jerusalém Oriental como sua capital.

Fim da construção de assentamentos e retirada de todos os colonos que se instalaram nas fronteiras de 1967.

Demolição do muro do apartheid em Jerusalém.

Direito de todos os refugiados palestinos de retornar a seus lares, com base nas decisões pertinentes da ONU.

Eliminação de qualquer exclusão ou discriminação contra os palestinos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.

Libertação imediata de todos os presos políticos que se encontram nas prisões israelenses.

Retirada do exército israelense de todos os territórios ocupados de 1967, incluindo as colinas de Golã e a área de Sheba no sul do Líbano!

A FSM, por ocasião do Dia Internacional da Solidariedade, convoca todos os seus filiados e amigos, os sindicatos militantes classistas a expressarem sua solidariedade de todas as formas possíveis!

Secretariado da FSM