Em defesa do Partido Comunista da Venezuela!

Partidos Comunistas e Operários condenam o plano de assalto e intervenção no PC da Venezuela

Os Partidos Comunistas e Operários abaixo assinados, de acordo com o ponto cinco (5) do Plano de Ação aprovado pelo 22º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários (EIPCO), realizado em Havana, Cuba, em outubro de 2022, que nos convoca a “expressarmos solidariedade com as justas causas dos povos, com os comunistas que enfrentam perseguições e proibições contra o livre exercício de seus direitos políticos e sociais e contra a repressão e discriminação em matéria de direitos e liberdades democráticas”, manifestamos nossa firme solidariedade ao Partido Comunista da Venezuela (PCV) e condenamos veementemente os planos que visam atacar sua liderança política por meios fraudulentos, seja por meio de uma intervenção administrativa ilegal (via Conselho Nacional Eleitoral) ou judicial (via Corte Suprema de Justiça), o que constituem interferência manifesta, indevida e abusiva na vida interna do PCV.

Repudiamos a intenção pública e maliciosa do senhor Diosdado Cabello, vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), de promover e executar o plano destinado a assaltar o PCV e usurpar seus símbolos e a legenda jurídico-eleitoral, por meio da inaceitável manobra de usar indivíduos que não fazem parte do PCV para apresentá-los como supostos “filiados e membros partidários”. Repudiamos veementemente esta vil manobra, bem como os ataques sistemáticos deste dirigente do PSUV nos quais reiteradamente acusa o PCV de servir aos interesses imperialismo estadunidense, com o claro objetivo de criminalizar as lutas dos comunistas na Venezuela.

Essas ações grosseiras representam uma escalada perigosa das práticas anticomunistas de perseguição, repressão e violação das liberdades democráticas e dos direitos políticos do PCV.

Os Partidos Comunistas e Operários do mundo, assim como temos sido consistentes na defesa da Venezuela contra a agressão imperialista e as medidas coercitivas unilaterais ilegais, as quais continuamos denunciando e condenando, também seremos firmes e contundentes em nossas ações para denunciar as agressões anticomunistas contra o PCV e as tentativas de impedir o exercício de sua ação política independente como partido da classe trabalhadora.

Exortamos o Governo da Venezuela e a direção do PSUV a cessar imediatamente os ataques contra o PCV e o plano que visa agredir a direção do Partido Comunista da Venezuela e ilegalizar sua ação política, mediante a apropriação de sua figura legal para entregá-la a falsos militantes.

Exigimos que sejam respeitadas a decisão e a vontade expressas pelas organizações e militância do PCV em seu 16º Congresso Nacional, realizado em novembro de 2022. A política do PCV é decidida por seus militantes e organizações de acordo com seus estatutos internos, e não pelos interesses dos governos em exercício. Exigimos que seja respeitada a independência do PCV e o seu direito democrático de decidir autonomamente a sua política.

Os Partidos Comunistas e Operários signatários desta declaração permanecerão atentos a estes perigosos desenvolvimentos anticomunistas na Venezuela e às consequências que podem trazer em termos de escalada da repressão e perseguição política contra os militantes e dirigentes do PCV.

Partidos da SolidNet:

Partido Comunista da Albânia
Partido do Trabalho da Áustria
Partido Comunista do Azerbaijão
Partido Comunista da Bélgica
Partido Comunista Brasileiro
Partido Comunista do Canadá
Partido Socialista dos Trabalhadores da Croácia
Partido Comunista Egípcio
Partido Comunista Unificado da Geórgia
Partido Comunista Alemão
Partido Comunista da Grécia
Partido Comunista da Índia
Partido Tudeh do Irã
Partido Comunista Iraquiano
Partido Comunista do Curdistão-Iraque
Partido Comunista da Irlanda
Partido dos Trabalhadores da Irlanda
Partido Comunista da Jordânia
Movimento Socialista do Cazaquistão
Partido Comunista do Luxemburgo
Partido Comunista de Malta
Partido Comunista do México
Novo Partido Comunista da Holanda
Partido Comunista Palestino
Partido do Povo Palestino
Partido Comunista Paraguaio
Partido Comunista da Polônia
Partido Comunista dos Trabalhadores Russos
Comunistas da Sérvia
Partido Comunista dos Trabalhadores da Espanha
Partido Comunista dos Povos da Espanha
Partido Comunista Sudanês
Partido Comunista da Suazilândia
Partido Comunista da Suécia
Partido Comunista Sírio
Partido Comunista da Turquia
Partido Comunista da Venezuela

Outros Partidos

Partido do Trabalho da Guatemala
Frente Comunista (Itália)
Partido Comunista de Porto Rico

A lista está aberta para novas inscrições

Tradução: Partido Comunista Brasileiro – PCB

Fonte:
http://www.solidnet.org/article/CP-of-Venezuela-Joint-Statement-WE-CONDEMN-THE-PLAN-TO-ASSAULT-AND-INTERVENE-IN-THE-COMMUNIST-PARTY-OF-VENEZUELA/