Repúdio à nova agressão de Israel contra o povo palestino!
Nota Política do Partido Comunista Brasileiro (PCB)
O Partido Comunista Brasileiro (PCB) vem externar seu mais veemente repúdio ao ataque em curso do Estado terrorista de Israel contra o povo palestino. A mais recente agressão israelense a Jenin, por terra e ar, começou na madrugada desta segunda-feira, dia 03/07, e o objetivo é acabar com a resistência dos palestinos que lutam em defesa da sua terra e enfrentam há décadas o permanente genocídio perpetrado por Israel contra a Palestina.
A operação contra a cidade Jenin e o seu campo de refugiados provocou dez mortos e uma centena de feridos. As tropas de Israel dispararam contra a população e lançaram bombas de gás lacrimogêneo. O Exército de Israel está demolindo as casas de onde expulsou os residentes palestinos, tratando-se da maior operação militar na Cisjordânia nos últimos anos.
Neste novo massacre, as tropas israelenses expulsaram cerca de 500 famílias de suas casas, que poderão ser arrasadas para que as forças de ocupação prendam os militantes da resistência palestina que se encontram no acampamento. São mais de 3 mil palestinos expulsos de seus lares, necessitando de água, alimentos e medicamentos. Foram destruídas as principais tubulações de água e linhas de eletricidade no campo de refugiados.
Além disso, são grandes as dificuldades de movimentação no interior do acampamento, porque as estradas estão fechadas, devido à destruição. As forças israelenses impedem o acesso das equipes de socorro aos feridos, impedem a passagem de ambulâncias e apontam armas contra o pessoal médico. Também houve ataques a jornalistas palestinos que faziam a cobertura do ataque a Jenin.
Países do mundo árabe e muçulmano, assim como Cuba Socialista, condenaram a nova ofensiva contra Jenin, no Norte da Cisjordânia ocupada.
Foi convocada para hoje, 04/07, uma greve geral na Cisjordânia, em protesto contra a operação em curso em Jenin, sendo esperadas manifestações em vários pontos dos territórios ocupados.
O PCB conclama a todas as entidades sindicais, movimentos sociais, partidos e organizações democráticas a prestar plena solidariedade ao povo palestino contra mais uma ação terrorista e genocida do Estado de Israel.
Toda solidariedade ao povo palestino! Basta de massacres!
Comissão Política Nacional do PCB