Por uma transição energética popular
DIZEMOS NÃO ÀS EÓLICAS OFFSHORE!
Sob argumento de suposta transição energética a partir da produção de energia limpa, avança a proposta de instalação de Eólicas Offshores – torres para geração de energia a partir do vento instaladas dentro do mar – no litoral do Ceará.
Somando-se à luta das populações litorâneas cearenses, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) se manifesta contra a instalação das Eólicas Offshores e denuncia a falácia da dita transição a partir da identificação de três grandes danos oferecidos ao estado do Ceará e sua população.
Em primeiro lugar, é preciso denunciar que, se realizada a instalação, os parques eólicos no mar irão descaracterizar o litoral cearense, projetando futuros lixões a céu aberto para as próximas gerações, haja vista a produção de energia por tais torres serem limitadas e sem tecnologia para reutilização.
Outro ponto é a degradação ambiental que hoje já é um problema enfrentado pelas Eólicas instaladas na terra. Uma vez no mar, as torres eólicas podem afetar, de imediato, a pesca artesanal, meio de vida de grande parte das famílias nativas do litoral cearense, ao ocasionar a extinção e/ou distanciamento de espécies marinhas pelo impacto da vibração das torres.
Por fim, tanto a descaracterização do meio ambiente como o possível fim da pesca artesanal, prejudicando irremediavelmente as comunidades locais, somam-se ao imoral entreguismo do Governo Federal e dos governos estaduais que trabalham como agentes do capital: boa parte da energia produzida pelas eólicas são entregues à empresas estrangeiras, restando a população lidar com o lixo e devastação.
Por essas razões citadas, o PCB no Ceará diz NÃO às Eólicas no mar e soma-se à luta contra as investidas do capital em nosso litoral, nos posicionando a favor das comunidades nativas. Afirmamos que não somos contrários a transição energética, mas somos taxativamente contra este modelo de transição controlado pelo capital e nos colocamos a favor de uma transição energética sob controle popular.
Célula Maria Aragão, organizada no Litoral Leste do Ceará