Vinda do Secretário Geral do PCB a João Pessoa-PB encerra as atividades do Outubro Vermelho
No mês de novembro do corrente ano, o Núcleo de Reconstrução do PCB da Paraíba e a UJC realizaram diversas atividades no sentido de resgatar a importância histórica deste mês para os trabalhadores e para o movimento comunista.
No dia 9 de outubro foi realizada a Mostra Che Guevara “Aprendimos a quererte” durante todo o dia, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Próximo à data de sua queda, a mostra se propunha em ser um espaço onde as pessoas pudessem visualizar e discutir o valor e a importância do camarada Che Guevara no desenvolvimento de uma consciência e de uma práxis revolucionária, além de sua importância histórica para os movimentos anti-imperialistas e de libertação na América Latina.
A mostra constou de exposição de fotos, de um acervo de livros para se visualizar a produção bibliográfica existente, músicas, filmes e pequenos documentários. O dia foi encerrado com uma confraternização entre os camaradas que participaram da mostra.
No dia 17 de outubro, aconteceu o debate: “Os 95 anos da revolução russa: um crepúsculo no século XX ou uma aurora para a humanidade”? Contando com a participação dos professores Jonas Duarte e Heleno Rotta, além de um representante do Núcleo de Reconstrução do PCB na Paraíba, foram discutidos os impactos que a Revolução Russa trouxe para o mundo, bem como a atualidade da necessidade da revolução.
Por fim, encerrando o Outubro Vermelho, pudemos contar com a presença do Secretário Geral do Partido Comunista Brasileiro, o camarada Ivan Pinheiro. Na ocasião de sua presença em João Pessoa, no dia 29 de novembro, além de tratar de assuntos pertinentes à reconstrução do PCB em nosso estado e de se reunir com a UJC e com simpatizantes do Partido para uma discussão sobre o processo de reconstrução revolucionária vivido pelo PCB, o camarada Ivan participou do debate “Os rumos do sindicalismo no Brasil”, com a presença de representantes de sindicatos e de organizações, além de professores e estudantes da UFPB. A discussão sobre a Unidade Classista, cujo Congresso vem a se realizar nos dias 17 e 18 de novembro, foi o fio condutor da discussão, enfatizando a necessidade de reorganização dos trabalhadores frente aos avanços neoliberais e à reconfiguração do mundo do trabalho.