Ivan Pinheiro vem ao Maranhão e explica o papel do PCB na eleição de 2010

Ivan Pinheiro, Secretário Geral do PCB (Partido Comunista Brasileira) esteve em São Luís, entre os dias 3 e 5 de maio de 2010, para lançar um livro que reúne as “Resoluções do XIV Congresso Nacional” do Partido (ocorrido em outubro de 2009) e para falar sobre sua pré-candidatura à Presidência da República. Em sua agenda na capital maranhense ele deu algumas entrevistas para a imprensa, esteve reunido com dirigentes do PCB do Estado, falou para a militância do partido e fez uma reunião com os representantes locais do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

Em todas as conversas que manteve, Ivan explicou que sua pré-candidatura a presidente é, na verdade, uma Candidatura Manifesto! “Não vou enganar o povo e dizer que vou ser eleito. O PCB terá um candidato para tratar de assuntos que nenhum outro candidato vai tratar”. A idéia é percorrer o Brasil cumprindo uma tarefa política que aponte para a formação de um bloco de esquerda no país, uma frente permanente anticapitalista e antiimperialista.

Ivan explicou as dificuldades para repetir este ano a aliança do PCB com PSOL e PSTU, feita em 2006, em torno da candidatura de Heloisa Helena a presidente. Apesar disso, explicou que o PCB defende uma tática onde os três candidatos a presidente desses partidos façam uma única campanha política. Algo que aponte para o bloco de esquerda proposto pelo PCB. Um bloco que possa aglutinar os movimentos sociais e ir além destes três partidos.

Na conversa que manteve com os dirigentes do MST do Maranhão, Ivan explicou sua tarefa na atual conjuntura nacional. Disse que não estava ali para pedir votos, mas para “estimular uma sintonia política entre MST e PCB no Maranhão”. Uma sintonia que já existe no plano nacional. Elias Araújo, dirigente local do MST, disse que “é muito interessante um representante de partido procurar o movimento social para tratar de uma agenda política e não eleitoral”.

Os militantes e dirigentes do PCB no Maranhão entenderam a proposta do Partido e pretendem também lançar uma candidatura local para governador. Uma ação que possa fortalecer politicamente a candidatura do Partido a Presidente da República e, ao mesmo tempo, tratar dos graves problemas sociais e políticos que afligem o Maranhão.