Três militantes do Partido Comunista do México são assassinados no estado de Guerrero

O dia de hoje, 5 de agosto, foram encontrados os corpos sem vida de Raymundo Velázquez Flores, secretário geral do Partido Comunista do México no estado de Guerrero, Samuel Vargas Ramírez, integrante do Comitê Regional do PCM nessa mesma entidade, e o companheiro Miguel. Todos eles dirigentes da Liga Agrária Revolucionária do Sul Emiliano Zapata (Larsez).

Os corpos de nossos camaradas possuíam ferimentos de bala e sinais de tortura e foram encontrados às margens do rio do Município de Coyuca de Benítez. Próximo dali, também foi encontrado o automóvel Tsuru branco, sem placa e carbonizado da Coordenadoria Estadual de Transportadores Independentes do Estado de Guerrero (Cetig), no qual viajavam.

Nossos companheiros saíram em torno das 18 horas de Cuernavaca, estado de Morelos, no dia 3 de agosto, depois de uma reunião da Comissão Política Nacional da Frente de Esquerda Revolucionária (FIR, sigla em espanhol), com rumo a Coyuca de Benítez. O contato com eles foi perdido após deixarem a companheira Tomasa Vázquez Juárez em seu domicílio, naquele município.

Nossos companheiros tinham que chegar a uma reunião com camponeses em Larsez no domingo, dia 4 de agosto, em Chilpancingo, quando, evidentemente, foram interceptados no caminho e covardemente assassinados.

O Partido Comunista do México, através de seu Birô Político, responsabiliza o Governo Federal de Enrique Peña Nieto do PRI, o Governo Estadual de Ángel Aguirre Rivero do PRD e o Governo Municipal de Ramiro Ávila Morales pelo assassinato de nossos camaradas.

Como sabemos no estado de Guerrero não existem garantias para a ação política dos comunistas, dos revolucionários e dos lutadores sociais. Este é um ataque direto dos três níveis de governo contra o Partido Comunista do México. Com efeito, nosso Partido Comunista do México e todas suas estruturas atuaram em consequência e juramos que não ficará impune o assassinato de nossos camaradas, que permanecem em nossa memória como revolucionários que brigaram incansavelmente pela emancipação da classe trabalhadora.

Nossos camaradas, comunistas simples, sem posse, tinham sempre em seus cérebros a ideia da revolução socialista. Nosso primeiro compromisso com suas vidas exemplares é frear o que busca o governo: que a Larsez e o PCM fiquem acéfalos e se interrompa o processo organizativo revolucionário no combativo estado de Guerrero. A luta continua e, com seu exemplo, adquirirá maior força.

Por último, nossa militância expressa seu mais sentido pesar às famílias de nossos camaradas.

Raymundo Velázquez Flores

Samuel Vargas Ramírez

Presentes!

Porque a cor do sangue jamais se esquece. Os massacrados serão vingados vestidos de verde oliva. Politicamente vivos, não estão mortos, não estão mortos, não estão mortos. Camaradas sua morte será vingada! E quem a vingará?… O povo organizado? E como?… Lutando. Então, luta, luta, luta, não deixe de lutar por um governo operário, campesino e popular!

Proletários de todos os países, uní-vos!

Birô Político do Partido Comunista do México

Conselho Central da Liga da Juventude Comunista

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria