PCB reconstruído na Paraíba

Nesta terça-feira, em ato público que contou com a presença do Secretário Geral, Ivan Pinheiro, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) foi oficialmente refundado na Paraíba. O Partido – que havia sido alvo de oportunistas que usaram o PCB como legenda em negociatas eleitorais – conta agora com uma efetiva e revolucionária base de militantes no Estado.

A reconstrução do PCB no Estado já durava um ano, com recrutamentos, formação política, conhecimento da linha política do Partido. Em verdade, o PCB já vinha atuando de fato nos últimos meses na Paraíba.

Durante o evento que relançou o Partido publicamente, em João Pessoa, Ivan Pinheiro discorreu sobre o processo de Reconstrução Revolucionária do PCB, as dificuldades e possibilidades do Partido. Em seguida, houve um debate com organizações convidadas (Terra Livre, MST, PSOL e PSTU) sobre a conjuntura brasileira, a partir das manifestações que tomaram conta do país em junho. Na ocasião, o PCB reafirmou sua proposta de construção do Poder Popular.

No dia seguinte, houve uma atividade interna do PCB, quando o Secretário Geral fez um resumo das pré-teses ao XV Congresso Nacional do Partido, o que suscitou um debate consistente e de elevado nível político, com o pronunciamento de grande parte dos presentes sobre as principais polêmicas que se discutirão no Congresso.

A reorganização do PCB na Paraíba teve repercussão em toda a imprensa estadual.