Aos partidos e organizações políticas amigas da Europa

Com profunda preocupação o Partido Comunista de Cuba vem acompanhando a evolução da aguda crise econômica que a Europa atravessa, a atuação de seus governos e as contínuas mobilizações e greves  que foram geradas nesse continente.

Avaliamos que a situação política, econômica e social é muito complexa, com tendência a agudizar-se a partir da aplicação dos pacotes de ajustes impostos pelos mercados financeiros internacionais e os principais centros de poder econômico em ambos os lados do Atlântico, dirigidos para fazer os trabalhadores carregar sobre os ombros os efeitos da crise, protegendo os interesses dos setores bancários e financeiros que a geraram e, longe de erradicar as causas, provavelmente tendem a agravar suas consequências.

Novamente afirmamos que a crise econômica e financeira atual é uma expressão da grave crise que atravessa o sistema capitalista, cuja política irresponsável sustentada em um modelo de consumo insustentável põe em risco a própria existência da espécie humana no planeta.

O Partido Comunista de Cuba ratifica sua total solidariedade e apoio aos povos, partidos e movimentos políticos que resistem diante desta nova ofensiva imperialista. Reafirmamos que os povos não devem ceder em seu empenho de exigir que a crise seja paga por seus únicos e verdadeiros responsáveis e de lutar para construir uma alternativa política que garanta justiça e igualdade social para todos.

Como expressou o Comandante em Chefe Fidel Castro Ruiz em uma de suas reflexões: “a crise atual e as brutais medidas trarão também aos povos mais conhecimento, mais consciência, mais rebeldia e mais revoluções”.

Havana, junho de 2010

Traduzido por Leonardo Victor