A Polícia Militar: Uma máquina de controle e extermínio!

Estes três PMs na foto ao lado foram cúmplices no assassinato da mulher negra, trabalhadora, mãe e esposa, Cláudia Silva Ferreira. Repasso aqui a imagem deles, mas sem qualquer preocupação em destacar seus nomes, pois eles são apenas coadjuvantes neste cruel assassinato!

O verdadeiro protagonista deste terrível crime é o Estado Brasileiro.

Os governos federal e estaduais que mantêm e ampliam a estrutura das Polícias Militares, herança dos tempos da ditadura, não mantêm apenas uma simples corporação qualquer, ou setor administrativo supostamente a “serviço da sociedade”, mas sim uma ponta de lança de uma verdadeira política de guerra que tem como princípio a criminalização da pobreza e da população preta e periférica!

Para se ter clareza disto, os PMs coautores deste crime, somando todos os seus “currículos”, já estavam associados a 62 “autos de resistência”, nada menos que 69 homicídios. E isto não é um caso isolado! Ou seja, o que eles fizeram à Cláudia, não foi um acidente, mas apenas aquilo para o que foram treinados e pagos pra fazer: uma verdadeira limpeza étnica e social.

A verdade que a mídia e os governantes tentam esconder é que a Polícia Militar, enquanto corporação, não comete “equívocos” ou “acidentes de trabalho”, nem age criminosamente por “desvio de caráter” de alguns “maus policiais”. A verdade nua e crua é que a PM é uma força de ocupação que age apenas no intuito de garantir a riqueza de uma minoria e seu direito de exploração sobre todas as demais pessoas.

Desejo de vingança? Todos nós de fato o temos! No entanto, é preciso ter clareza de que, enquanto existir, a máquina de extermínio chamada Polícia Militar produzirá muitas “Cláudias” e muitos “Amarildos”!

Acabar com a PM ainda não será a solução definitiva!

O Estado Burguês, este mesmo que dizem ser “democrático e popular”, e que existe “para o bem de todxs”, possui uma série de outras formas violentas e repressivas para usar contra qualquer um que questione as coisas como são, ou que possa colocar em risco a sagrada “ordem social” em que vivemos. Ordem esta que assassina, humilha e violenta milhares de trabalhadorxs como Dona Claudia, diariamente!

Com toda certeza, o fim da PM não solucionará por completo este problema, mas já será um início!

O Início de uma outra forma de organização social, que tenha como prioridade as necessidades humanas e não o acúmulo de riqueza nas mãos de uma pequena elite.

Para isto é preciso consolidar o controle do povo sobre o Estado. Construir o Poder Popular rumo a uma sociedade Socialista!

Pelo fim da Polícia Militar, já!

*Wagner Farias é educador popular e membro do Comitê Central do PCB

Categoria