Contra a criminalização dos movimentos sociais e da luta política!

O Comitê Estadual do Partido Comunista Brasileiro – PCB, vem a público manifestar seu repúdio a mais uma tentativa de criminalizar os movimentos sociais e a luta política. No final do mês de junho de 2013, manifestantes ligados a diversos movimentos sociais, estudantis e populares organizaram uma ocupação na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Após oito meses da vitoriosa ocupação a Polícia Civil de Minas Gerais intimou militantes do Partido Comunista Brasileiro – PCB e do Partido Socialismo e Liberdade a prestar depoimento sobre “depredação do Patrimônio Público”. Trata-se de mais uma tentativa de criminalizar os movimentos sociais e a luta política, buscando intimidar e perseguir importantes lideranças políticas que apoiam as lutas e protestos populares. O camarada Roberto Auad, militante do PCB, é diretor do Sindicato dos Advogados de Minas Gerais e da Federação Nacional dos Sindicatos de Advogados, atuou como advogado de vários manifestantes e foi candidato a vereador do PCB nas eleições de 2012. Maria da Consolação, militante do PSOL é ativista do movimento feminista e diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte, foi candidata a prefeita de Belo Horizonte pela Frente de Esquerda BH Socialista.

As lutas sociais vêm se intensificando em Minas Gerais, somente na semana passada os metroviários, os trabalhadores da rede pública estadual de educação, os servidores públicos municipais, os servidores públicos federais realizaram assembleias, greves e paralisações. As ocupações urbanas seguem articuladas e mobilizadas e os movimentos sociais e populares articulados na Assembleia Popular Horizontal e em outros comitês populares começam a articular novos protestos.

Seguimos na luta e manifestamos nosso apoio e toda solidariedade aos que estão na luta anticapitalista. Na semana em que o Partido Comunista Brasileiro – PCB completa 92 anos reafirmamos nosso compromisso de seguir construindo na luta o Poder Popular  e o Socialismo.

Belo Horizonte, 23 de março de 2014.

Comitê Estadual do Partido Comunista Brasileiro – PCB