Irã usará o Mar Cáspio e o Volga para enviar ajuda humanitária à Gaza frente ao feroz bloqueio do Egito e as ameaças de Israel

Um parlamentar iraniano anunciou que Teerã mudará a rota de envio de ajuda humanitária à Gaza após de ter sido obrigado a atrasar a partida de seu navio de primeiros socorros por conta das grandes restrições de Israel e as crescentes ameaças contra os comboios de ajuda iraniana.

Membro do Parlamento Nacional de Segurança e da Comissão de Política Exterior, Mahmoud Ahmadi Biqash disse à PAAF, no domingo, que Teerã planeja enviar sua ajuda humanitária através do mar Cáspio, no norte do Irã, e acrescentou que o barco chamado “Khazar” deixaria a cidade portuária de Bandar Anzali num futuro próximo.

“A embarcação levará ajuda de redes sociais, da Meia Lua Vermelha do Irã e o Imam Jomeini Relief Foundation, incluindo alimentos e medicamentos para os palestinos sitiados em Gaza”, explicou Biqash.

Anunciou que quatro membros de sua comissão, assim como delegações de organizações não-governamentais (ONGs) das províncias do norte do Irã de Gilan, Mazandaran e Golestán, além de um razoável número de estudantes estrangeiros, estarão à bordo do navio.

O parlamentar disse ainda que o barco rumará ao mar Mediterrâneo, em Gaza, através do Mar Cáspio e o Volga, caso a Rússia emita a permissão necessária. Acrescentou que Moscou, extraoficialmente, já aprovou a passagem.

Biqash também afirmou que o Irã enviaria mais 30 navios de ajuda à Faixa de Gaza se a primeira missão obtiver êxito.

A medida foi posta em prática depois que a Rede Social do Irã e a Meia Lua Vermelha iraniana anunciaram, no domingo, que atrasaram o envio de um barco levando ajuda humanitária à Faixa de Gaza, devido às restrições mais ostensivas, impostas pelo regime sionista de Israel contra os carregamentos de ajuda com destino à Gaza, e às ameaças de que seriam interceptados.

FARS NEWS / GS NEWS

Tradução: Maria Fernanda M. Scelza