Morre ministro palestino em enfrentamento com soldados israelenses

Resumen Latinoamericano/Palestina Libre – Um ministro palestino faleceu após um enfrentamento com militares israelenses durante um protesto na Cisjordânia, segundo informou a agencia Reuters, citando testemunhas e médicos.

Segundo testemunhas, Ziad Abu Ein, chefe da comissão contra o muro e as colônias, foi golpeado em uma discussão com os militares. No entanto, as mídias palestinas informam que um soldado israelense disparou contra o ministro.

O portal israelense de notícias Ynet informou que Abu Ein recebeu um golpe com a coronha de um fuzil e desmaiou. Pouco depois, faleceu em um hospital de Ramallah.

Segundo um fotógrafo da agência Reuters presente no local, o ministro foi empurrado e espancado por vários militares israelenses. Abu Ein foi transportado posteriormente para Ramallah em uma ambulância. Ahmed Bitawi, diretor do hospital de Ramallah, cidade onde está localizada a sede da Autoridade Palestina, confirmou que Abu Ein recebeu um golpe no peito.

As Forças de Defesa de Israel não comentaram ainda o incidente que, segundo Ynet, aconteceu na localidade de Turmus Ayya.

O presidente palestino Mahmud Abbas descreveu o sucedido como “barbaridade” e prometeu adotar as “medidas necessárias” depois de conhecer os resultados da investigação.

O chanceler palestino Riyad al-Maliki afirmou que “Israel pagará” pelo “assassinato”.

O presidente declarou três dias de luto pela morte de Abu Ein.

Vídeo: http://palestinalibre.org/articulo.php?a=54144

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/?p=6912

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)