Cubanos celebram 56° Aniversário do triunfo da Revolução

(PL). Hoje, os cubanos celebram outro aniversário do Triunfo da Revolução, tendo como objetivo para 2015 obter novas conquistas baseadas em um crescimento mais sólido da economia e a reanimação dos setores produtivos.

Para os habitantes da ilha caribenha, o sucesso ocorrido em 1° de janeiro de 1959 significou a materialização dos sonhos de justiça daqueles que entregaram suas vidas ao longo de mais de 100 anos de luta para alcançar a verdadeira independência nacional.

Assim que foi instalado no poder, o governo revolucionário iniciou o desmantelamento do sistema político neocolonial, dissolveu os corpos repressivos e garantiu aos cidadãos, pela primeira vez, o exercício pleno de seus direitos.

A administração foi saneada e bens desviados foram confiscados. Dessa maneira, se erradicou essa tão funesta prática da vida republicana.

A chegada da Revolução constituiu a dignificação do ser humano como centro e motivação da direção revolucionária, que assumiu com prontidão as transformações necessárias.

Nesse sentido, uma das medidas que constituiu um rito transcendental foi a Lei de Reforma Agrária, aprovada em 17 de maio de 1959, a qual eliminava o latifúndio ao nacionalizar todas as propriedades com mais de 420 hectares de extensão, e entregava a propriedade da terra a dezenas de milhares de camponeses.

Outras transformações do novo governo contribuíram para colocar um ponto final na discriminação racial, de gênero, no analfabetismo e garantiram o direito dos cidadãos à educação, à saúde e ao esporte, entre outros benefícios.

O ano que começa será marcado por uma estratégia baseada em um crescimento mais sólido da economia, na reanimação dos setores produtivos, em particular da indústria manufatureira, na utilização mais eficiente dos portadores energéticos e no maior investimento em infraestruturas e na produção material.

Assim, serão preservados os serviços sociais como a saúde pública e a educação.

Para 2015, estima-se um crescimento do Produto Interno Bruto de pouco mais de 4%, considerando que se dispõe com suficiente antecedência de uma melhor segurança financeira em comparação com o início de 2014.

A ilha antilhana continuará honrando estritamente os compromissos assumidos no reordenamento das dívidas com nossos principais credores e, assim, contribuir com a paulatina recuperação da credibilidade internacional da economia cubana.

Ao mesmo tempo, serão implementadas diversas medidas para reforçar o controle fiscal ante indisciplinas e a evasão de impostos pelas pessoas jurídicas e naturais.

Intrinsecamente associado à atualização do modelo econômico encontra-se o processo de paulatina descentralização de poderes desde os ministérios até o sistema empresarial.

A direção da nação necessita que a execução de tais transformações seja feita de maneira gradual, sem pressa, com ordem, disciplina e exigência.

Fonte: http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&idioma=1&id=3410351&Itemid=1

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria