A única central elétrica de Gaza se apagou devido à falta de combustível
A autoridade da Energia e Recursos Naturais de Gaza declarou, nesta quarta-feira, que a única central elétrica da Faixa de Gaza deixou de gerar energia, porque a oferta de combustível doado por Qatar acabou e devido aos impostos israelenses.
04 de março de 2015
A autoridade disse em um comunicado oficial: “o principal problema do fechamento da central elétrica é o alto custo do combustível, até 137% do preço original devido aos altos impostos”.
A autoridade assegurou que “estão dispostos a comprar o combustível apenas se os impostos forem cancelados, já que hoje a região sofre uma catastrófica situação humanitária em todos os lados da vida de seus habitantes devido aos cortes de energia”.
A central requer 550.000 litros de combustível por dia para produzir à plena capacidade, disse a autoridade de energia.
Inclusive, mesmo com a central em funcionamento, Gaza sofria 12 horas de corte de energia por dia. Espera-se que o corte aumente para 18 horas após o fechamento da central.
As autoridades fizeram um chamado a todos os organismos oficiais e internacionais para apoiar o povo de Gaza, e resolver a incapacidade da central de energia para proporcionar eletricidade aos habitantes de Gaza, enquanto a central de energia da Cisjordânia não sofre de escassez.
A única central elétrica de Gaza foi prejudicada durante a última ofensiva israelense de 51 dias e pelos bombardeios de 28 de julho, tirando-a totalmente de funcionamento. A autoridade de energia de Gaza disse que os danos ocasionados pelo ataque poderiam demorar até um ano para serem reparados.
Foto: Crianças palestinas utilizam uma vela para ler durante um corte de energia no campo de refugiados de al-Shati, na cidade de Gaza. (Mahmud Hams / AFP / Getty Images)
Fonte: http://www.palestinalibre.org/articulo.php?a=55267
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)