Chomsky revela como os EUA forneceram armas para Israel contra Gaza

Resumen Latinoamericano/Russia Today, 23 de março de 2015 – Durante a última ofensiva contra Gaza, “Israel não dispunha de armas suficientes, apesar de lutar contra uma população totalmente indefesa”. Por este motivo, Tel Aviv recebeu ajuda do Pentágono, que forneceu armas a Israel, revela o filósofo e ativista político Noam Chomsky.

“Israel recebeu armas dos armazéns dos EUA que, anteriormente, foram instalados dentro do país para que os militares estadunidenses pudessem utilizar estas armas em caso de necessidade”, assegurou o filósofo em uma entrevista ao canal de notícias independente Democracy Now.

A manobra constitui parte da cooperação estratégica entre Washington e Tel Aviv, acredita o analista político. “Os EUA consideram Israel como uma base militar. E uma parte das armas que os EUA guardam no território israelense foi fornecida a Israel, para que este continuasse destruindo a Faixa de Gaza”, insiste o filósofo.

A aliança entre os EUA e Israel é forte e duradoura, opina Chomsky. “O WikiLeaks publicou uns dados muito consistentes acerca de um estudo do Pentágono sobre lugares que são tão importantes para os EUA que este deve protegê-los a todo custo. Um destes lugares está próximo de Haifa. Trata-se da empresa Rafael, dedicada às tecnologias de defesa e uma das principais fabricantes de drones e outros equipamentos militares de alta tecnologia. Porém, além disso, é um dos objetivos estratégicos mais importantes para os EUA”, assegura Chomsky. “As relações entre EUA e Israel chegaram a ser tão estreitas que a administração de Rafael se mudou para Washington: ali se encontram o dinheiro e os contatos”, explica o filósofo.

“Além de ser uma base militar dos EUA, Israel também é um objeto principal para os investimentos. Assim, a Intel está disposta a iniciar em Israel a produção da próxima geração de chips, e Warren Buffett adquiriu uma grande companhia israelense. O conflito entre Obama e Netanyahu não terá nenhum impacto negativo nestas relações”, concluiu Chomsky.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/03/23/chomsky-revela-como-eeuu-suministro-armas-a-israel-contra-gaza/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)