Pela primeira vez, forças estadunidenses e israelenses participarão dos exercícios das forças armadas gregas “INIOHOS 2015”

Boletim de informação

Da Seção de RI do Comitê Central do KKE

O governo do SYRIZA-ANEL, que opera no mesmo marco que o governo anterior do ND-PASOK, está dando um passo adiante na maior aproximação das forças armadas gregas com as dos EUA e de Israel.

Assim, de segunda-feira, dia 20, até quinta-feira, dia 30 de abril, se levará a cabo o exercício conjunto de meia escala “INIOHOS 2015”, em combinação com exercício “ASTRAPÍ” da marinha. Este exercício prevê a realização de missões aéreas complexas em toda a FIR de Atenas, com a participação de um grande número de forças aéreas e navais, assim como de forças do exército terrestre. Pela primeira vez participarão forças de países estrangeiros e, em concreto, de Israel e dos EUA.

O exercício está relacionado com a tentativa da burguesia, que é perigosa para o povo, de melhorar sua posição em termos geoestratégicos, mediante o desenvolvimento de sua cooperação com os EUA e Israel. Espera-se, pois, uma maior implicação das forças armadas gregas nos planos imperialistas no Oriente Médio e na África do Norte.

Ficou claro que estavam equivocadas as comemorações pela vitória do SYRIZA nas últimas eleições gregas, por parte de várias forças de esquerda, inclusive comunistas e, entre elas, forças do Oriente Médio.

Fonte: http://es.kke.gr/es/articles/Por-primera-vez-fuerzas-estadounidenses-e-israelies-participaran-en-los-ejercicios-de-las-fuerzas-armadas-griegas-INIOHOS-2015/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria