PELA LIBERTAÇÃO E REPATRIAÇÃO URGENTE DO BRASILEIRO PRESO PELA AUTORIDADE NACIONAL PALESTINA

imagemIslam Hamed é brasileiro, filho de mãe brasileira e pai palestino, e está preso ilegalmente na Cisjordânia, pela ANP – Autoridade Nacional Palestina

PELA LIBERTAÇÃO E REPATRIAÇÃO URGENTE DE ISLAM HAMED

Reivindicamos do governo brasileiro que se posicione consistentemente por agilidade nas negociações em curso por salvo conduto ao brasileiro-palestino Islam Hamed, preso injustamente em cárcere da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Não há nenhuma acusação formal e sua suposta pena já foi encerrada há dois anos. Sua família vem apelando ao governo brasileiro desde então (2013) pela sua repatriação no Brasil e em 15 de abril apresentou nova solicitação. Há uma campanha em curso com esse objetivo, à qual nos somamos, por justiça.

A libertação e repatriação no Brasil é urgente, já que Islam Hamed corre risco de morte. Desesperado com a lentidão em se fazer justiça e sofrendo maus tratos no cárcere, ele está em greve de fome desde 11 de abril. As respostas dadas pelo Itamaraty e a Secretaria Geral da Presidência são inconclusas. Diante da urgência do quadro, apelamos a um posicionamento firme do governo brasileiro para agilizar as negociações.

Em nota oficial divulgada no dia 19 de maio, o Itamaraty confirma: “O brasileiro-palestino Islam Hasan Jamil Hamed encontra-se preso em cárcere palestino desde 2010. O Governo brasileiro tem realizado gestões por sua soltura, desde que expirou sua pena, em setembro de 2013. Nos últimos dias, foram reiteradas gestões junto às autoridades da Palestina e de Israel, em Brasília e naqueles países, para que o nacional brasileiro seja solto e tenha salvo-conduto concedido, com o objetivo de que seja repatriado ao Brasil.

O Governo brasileiro lamenta que suas gestões não tenham até momento sensibilizado os Governos palestino e israelense. Funcionários do Escritório de Representação do Brasil na Palestina têm realizado visitas regulares para prestar assistência consular ao brasileiro, bem como avaliar seu estado de saúde.

Como sua pena expirou e Islam Hamed tem cidadania brasileira, reivindicamos ainda que até que as negociações sejam concluídas, o governo brasileiro o mantenha em sua Embaixada em Ramallah, na Palestina ocupada, garantindo tratamento digno e a devida proteção.
Assinam :

Associação Outras Palavras

Carlos Latuff, cartunista
Coletivo Juntos
Comitê de Solidariedade à Luta do Povo Palestino do Rio de Janeiro
CSP-Conlutas – Central Sindical e Popular
CUT Brasil – Central Única dos Trabalhadores
Deputado estadual Carlos Giannazzi (PSOL-SP)
Deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP)
Eduardo Matarazzo Suplicy, secretário municipal de Direitos Humanos de São Paulo
Fepal – Federação Árabe-Palestina do Brasil
Frente em Defesa do Povo Palestino
Intersindical – Central da Classe Trabalhadora
Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada
Anel – Assembleia Nacional dos Estudantes Livre
PSTU – Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado
Mães de Maio
Mídia Ninja
Mopat – Movimento Palestina Para Tod@s
Organização Fora do Eixo
PCB – Partido Comunista Brasileiro
Movimento Mulheres em Luta
Quilombo Raça e Classe
Sintusp – Sindicato dos Trabalhadores da USP
PSOL – Partido Socialismo e Liberdade
Soweto Organização Negra
União da Juventude Comunista (UJC)
(Assine este Manifesto, escrevendo para vivaintifada@gmail.com)