James Petras: “O Partido Comunista da Grécia tinha razão”

imagemGrécia[Tradução do Diário Liberdade]

Durante uma entrevista na Rádio Centenário do Uruguai, o professor e sociólogo norte-americano James Petras, analisou a grave situação social gerada no país heleno fruto do último acordo entre o Governo de Alexis Tsipras e a Troika, conformada pelo Banco Central Europeu (BCE), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Comissão Europeia (CE).

A assinatura deste novo memorando tem como consequência a imposição de novos recortes sociais, feito com que entra em contradição direta com as promessas de campanha realizadas pelo partido de Governo, Syriza, que assegurou que terminaria com a mida neoliberal que açoitam a classe trabalhadora.

Este pacote neoliberal supõe cortes às pensões, privatizações em massa e aumento do IVA. “A Grécia entrega toda a sua soberania, supõe a colonização da Grécia”, denúncia Petras durante a sua intervenção radial.

“Dissemos muitas vezes que não se pode funcionar nas organizações controladas pelos poderes imperialistas”, disse o sociólogo em referência à União Europeia (UE).

Com respeito à decisão de Alexis Tsipras de aceitar as condições da Troika, o professor disse: “tenho quase 58 anos de militância e nunca vi uma traição tão profunda a um povo inteiro”.

Petras assegurou que sim há alternativas e advogou por abandonar a UE, não pagar a dívida e desenvolver uma política independente, bem como nacionalizar a banca e socializar a economia.

“O Partido Comunista da Grécia, desde o começo, dizia que Syriza era um traidor, um partido disposto a colaborar com a UE, a OTAN, etc, e tinha razão”, sentenciou Petras.

Fonte: http://www.librered.net/?p=39628

Extraído de: http://www.diarioliberdade.org/

Categoria