A imagem dos protestos contra a polícia nos EUA que está dando a volta ao mundo

imagemResumen Latinoamericano /El Huffington Post /11/07/2016 – De pé, sozinha no meio de uma grande avenida e protegendo suas coisas com as mãos. Uma jovem negra aguardou tranquilamente que dois policiais uniformizados terminassem de detê-la durante os protestos que ocorreram neste domingo, em Baton Rouge (Lousiana, EUA).

Sua imagem, captada pelo fotógrafo da Reuters Jonathan Bachman, se converteu em apenas algumas horas em uma das fotografias mais importantes do conflito racial que os EUA vivem hoje após o assassinato, na semana passada, de dois jovens negros pelas mãos de policiais brancos, e o de cinco policiais por parte de um franco-atirador negro em Dallas.

Em declarações a The Atlantic, Bachman explicou que antes de tirar a fotografia, a Polícia já tinha detido três ou quatro manifestantes que ontem protestavam nesta localidade de Louisiana.

“Então, me fixei nas pessoas que estavam fazendo frente à Polícia de um lado da via”, relata. “Me virei para a direita e creio que escutei essa mulher dizer algo sobre que ia ser detida. E a vi ali, de pé, no meio da avenida”, afirma o fotógrafo.

“Tudo aconteceu muito rápido, porém posso assegurar que ela não ia se mexer”, prossegue Bachman, que pensou que a mulher estava dizendo “vai ter que vir e me prender”. “Pensei que era um bom lugar para captar a imagem, porque ela estava ali com seu vestido e vinham dois policiais a ter com ela. Não foi muito violento: ela não disse nada, não resistiu e os policiais não a arrastaram”, acrescenta.

Bachman acredita que a imagem desta jovem, cuja identidade se desconhece, é “representativa das manifestações pacíficas que ocorreram” no país por esses dias. “Entendo que os policiais tenham sido atacados em outros lugares, porém aqui as coisas foram pacíficas”, afirma.

No entanto, no domingo, a Polícia prendeu quase uma centena de pessoas em Baton Rouge, entre elas vários ativistas, como podemos ver neste vídeo:

http://www.huffingtonpost.es/2016/07/11/chica-protestas-eeuu_n_10922568.html

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2016/07/11/ee-uu-la-imagen-de-las-protestas-contra-la-policia-en-eeuu-que-esta-dando-la-vuelta-al-mundo/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria