Nota do Partido Comunista de Honduras acerca de seu 57º aniversário

voselsoberano.com | Domingo 10 de Abril de 2011 21:39

Com profundo orgulho PROCLAMAMOS, nos dias 9 e 10 de abril de 2011, em nossa pátria, a celebração do V CONGRESSO do PARTIDO COMUNISTA DE HONDURAS (PCH) e a reativação de suas estruturas orgânicas e a aprovação de seus Estatutos e Programa Político.

Não ressurgimos como pretensiosa vanguarda nem como donos da solução à crise nacional. Ressurgimos como críticos sérios e inimigos frontais do sistema capitalista mundial em geral e, em particular, do sistema capitalista dependente nacional.

O Partido Comunista de Honduras (PCH) é um partido revolucionário que se propõe somar forças capazes de impulsionar, juntamente ao proletariado hondurenho e demais setores sociais, o processo revolucionário de Honduras. Todas as nossas ações e análises se dão a partir dos princípios do marxismo-leninismo, visando a recuperação do espírito anticapitalista, anticolonial, anti-oligárquico e anticlerical de Francisco Morazán, que tanto inspira nossa luta.

Reiteramos nossa decisão de acompanhar o povo hondurenho na luta pela refundação da pátria, assim como na luta de todos os povos do mundo pela libertação definitiva e pela verdadeira independência, na resistência ao imperialismo e às diferentes expressões de exploração e opressão da humanidade.

Os tempos estão mudando e junto com ele a consciência de protesto e reivindicação dos hondurenhos, que agora levantam a bandeira de uma pátria digna. Por isso, nosso povo não se assusta nem se amedronta com as campanhas midiáticas anticomunistas. Pelo contrário: mostra agora o seu interesse, disposição e aspiração por um sistema justo de produção socioeconômica socialista, como resposta e solução ao degenerado e podre sistema de produção capitalista, que produz apenas sofrimento e luto na humanidade.

Conclamamos todos (as) os (as) nossos (as) camaradas a manterem a sua participação ativa nas diferentes organizações que lutam dignamente pelo bem de nosso povo e, em especial, aos que participam ativamente na Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP), contribuindo em todos os espaços e processos unitários, promovendo a tolerância e rechaçando qualquer intenção ou ação de manipulação nas tomadas de decisões unilaterais. Nosso principal dever é assegurar a maior participação popular nesta instância ampla e revolucionária do povo hondurenho.

Conclamamos a todos (as), cuja visão revolucionária é a construção do socialismo, a integrarem nossas fileiras.

VIVA O PARTIDO COMUNISTA DE HONDURAS!

PROLETÁRIOS DO MUNDO UNÍ-VOS!

ATÉ A VITÓRIA SEMPRE!

Fonte: PCH

Tradução: Maria Fernanda M. Scelza