DECLARAÇÃO SOBRE O ATAQUE DOS ESTADOS UNIDOS À SIRIA
PARTIDO COMUNISTA DO CHILE – COMITÊ CENTRAL
Santiago de Chile, 07 de abril 2017
O Partido Comunista do Chile condena de forma categórica o ataque realizado pelas forças armadas dos EUA contra uma base aérea do Estado Sírio.
O imperialismo norte-americano novamente se autoproclama justiceiro mundial e atua em represália contra a Síria, responsabilizando o governo deste país – sem nenhuma evidência concreta – pelo bombardeio com gases venenosos contra um povoado controlado por forças militares de oposição. Esta situação nos recorda os argumentos falsos sobre a existência de armas de destruição em massa no Iraque que os EUA utilizaram para justificar a invasão daquele país.
A decisão bélica, adotada unilateralmente por Trump, sem consulta à ONU nem sequer ao seu próprio Congresso, põe em perigo a paz mundial, desafiando irresponsavelmente potências nucleares e evidenciando a forma pela qual o imperialismo norte-americano pretende desenvolver sua política internacional, recorrendo à diplomacia das armas e a ações militares sem controle.
Somente a ação coordenada dos povos em favor da paz e a independência pode freá-lo.
O Partido Comunista do Chile conclama o governo chileno a condenar a nova e irresponsável escalada desatada por Trump e a apoiar uma solução pacífica para o conflito que afeta o povo irmão da Síria.
PARTIDO COMUNISTA DO CHILE
http://www.pcchile.cl/2017/04/07/declaracion-del-partido-comunista-sobre-ataque-de-ee-uu-a-siria/