CUBA ENFRENTA UNIDA A RECUPERAÇÃO: “NADA É IMPOSSÍVEl”

imagemVamos enfrentar a recuperação com o exemplo do Comandante-em-Chefe da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz, que com sua fé permanente na vitória e forte vontade, nos ensinou que nada é impossível.

Raul Castro Ruz

11 de setembro de 2017

O furacão Irma, com sua força destrutiva, invadiu nossa Ilha por mais de 72 horas, da manhã de 8 de setembro à tarde deste domingo. Com ventos que superaram às vezes 250 quilômetros por hora, atravessou o norte do país de Baracoa, também punido por outro fenômeno desse tipo há quase um ano, nas proximidades de Cárdenas. No entanto, pela imensidade de seu tamanho, praticamente nenhum território foi liberado de seus efeitos.

Chamado por especialistas como o maior furacão formado no Atlântico, este fenômeno meteorológico causou graves danos ao país, que, precisamente por seu tamanho, ainda não foram quantificados. Um olhar preliminar evidencia perdas na habitação, no sistema eletroenergético e na agricultura.

Além disso, atingiu alguns dos nossos principais destinos turísticos. No entanto, as destruições serão recuperadas antes do início da alta temporada. Temos os recursos humanos e materiais necessários, como uma das principais fontes de renda para a economia nacional.

Foram dias difíceis para o nosso povo, que em poucas horas viu como tudo que foi construído com tanto esforço pode ser golpeado por um furacão devastador. As imagens das últimas horas são eloquentes, assim como o espírito de resistência e a vitória de nosso povo que renasce com todas as adversidades.

Nestas circunstâncias difíceis, destacaram-se a unidade dos cubanos, a solidariedade entre os vizinhos, a disciplina da orientação do Estado-Maior Geral da Defesa Civil e dos Conselhos de Defesa em todos os níveis, o profissionalismo dos especialistas do Instituto de Meteorologia, o imediatismo de nossos meios de comunicação e jornalistas, o apoio das organizações de massas, bem como a coesão dos órgãos de governo do Conselho Nacional de Defesa. Menção especial deve ser feita a todas as nossas mulheres, incluindo os líderes do Partido e do Governo, que com firmeza e maturidade dirigiram e enfrentaram a difícil situação.

Os dias por vir serão de muito trabalho, onde a força dos cubanos e a confiança indestrutível em sua Revolução serão mais uma vez demonstradas. Não é hora de chorar, mas reconstruir o que os ventos do furacão Irma tentaram fazer desaparecer.

Com a organização, a disciplina e a integração de todas as nossas estruturas, continuaremos a atuar como já fizemos em ocasiões anteriores. Ninguém pode se enganar: a tarefa diante de nós é imensa, mas com um povo como o nosso, vamos conquistar a batalha mais importante, a recuperação.

Neste momento crucial, a Central de Trabalhadores de Cuba e a Associação Nacional dos Pequenos Agricultores, juntamente com outras organizações de massas, terão que redobrar seus esforços para apagar o mais rápido possível o rescaldo desse evento destrutivo.

Um princípio permanece inalterado: a Revolução não deixará ninguém desabrigado, e medidas já estão sendo tomadas para que nenhuma família cubana seja deixada ao seu próprio destino.

Como costuma acontecer a cada vez que um fenômeno climático nos atinge, há muitos sinais de solidariedade recebidos de todo o mundo. Chefes de Estado e de Governo, organizações políticas e amigos de movimentos solidários expressaram a vontade de nos ajudar, o que agradecemos em nome dos mais de onze milhões de cubanos.

Deixe-nos enfrentar a recuperação com o exemplo do Comandante-em-Chefe da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz, que com sua fé permanente na vitória e forte vontade, nos ensinou que nada é impossível. Nestas horas difíceis, seu legado nos fortalece e nos une.

Raúl Castro Ruz

Havana, 10 de setembro de 2017

http://granma.cu

Categoria
Tag