Sobre a crise institucional na UFSC

imagemNota Política do Partido Comunista Brasileiro – PCB Florianópolis

Na manhã de 14 de setembro de 2017 era deflagrada pela Polícia Federal a Operação Ouvidos Moucos, que prendeu o então reitor e mais 6 pessoas vinculadas à UFSC, realizou cinco conduções coercitivas e apreendeu documentos e equipamentos em três fundações vinculadas à universidade: FAPEU, FEPESE e FUNJAB. Desta data para cá, uma sucessão de eventos tem precipitado a comunidade acadêmica numa sombria e longa noite, em que os ratos saíram para fazer o banquete.

Em virtude dessa operação, houve o afastamento do reitor Luis Carlos Cancellier Olivo, que veio fatidicamente a cometer suicídio em 02 de outubro de 2017. A partir de então, a UFSC está em franca disputa pelas mais diversas forças políticas que compunham a gestão, em que a única coisa que move a ação de alguns são os cargos, o poder e o domínio sobre os recursos públicos, sem estarem realmente preocupados com a autonomia universitária e a defesa da universidade pública.

Para uma compreensão mais profunda desse processo, temos de remontar à forma como as estruturas de gestão da UFSC foram construídas. A UFSC surgiu em 1960, e alguns anos mais tarde (1969), foi fruto da experiência dos militares como novo modelo para ser implantado no Brasil. Situação aprovada pelo MEC e USAID, órgão americano que financiou a reforma universitária naquele momento. Resta-nos uma universidade que tem o seu estatuto ainda constituído nos anos da ditadura, em 1983, e que não acompanha as reais necessidades de democratização da gestão universitária, tampouco o respeito às demandas dos estudantes e técnicos-administrativos em educação.

Vivemos em uma estrutura que inibe e impede a devida participação da comunidade nas decisões, que tem uma gigantesca estrutura burocrática, que subaproveita todo o potencial dos estudantes, professores e técnicos-administrativos em educação, que favorece a política de assédio moral sobre os estudantes e técnicos-administrativos em educação, que não permite a transparência nas relações com as fundações privadas que administram recursos públicos.

Cabe-nos lembrar que o momento que atravessamos no Brasil é de destruição do patrimônio e dos serviços públicos, com violentos ataques às universidades. Em meio a isso, a UFSC não sabe se a atual reitora conseguirá de fato se estabilizar no poder, haja vista as recentes saídas do chefe de gabinete, Aureo Moraes, e do pró-reitor de extensão, Rogério Cid Bastos, e as sucessivas reuniões do conselho universitário para tratar da situação.

Diante de tal situação, defenderemos de forma irrestrita a autonomia universitária e a universidade pública, contra qualquer tentativa de intervenção externa. Somente a própria comunidade pode dar os rumos para essa grande universidade.

Defendemos que ocorra uma Assembleia Geral da UFSC, em que se façam presentes todas as categorias vinculadas à universidade: estudantes, professores e técnicos-administrativos em educação, para debater e construir alternativas à crise que a instituição atravessa. Devemos lutar pela democratização de todos os órgãos deliberativos da universidade, pela instituição da paridade entre as três categorias e o voto universal para a eleição dos cargos de gestão da UFSC.

Em Defesa da Autonomia Universitária!

Em Defesa da Universidade Pública! Contra qualquer forma intervenção na autonomia da universidade!

Por uma Assembleia Geral da UFSC!

https://www.facebook.com/PCB.Floripa/posts/1817992388492325