Solidariedade aos camaradas da Terra Indígena Morro dos Cavalos

imagemHistoricamente no estado de Santa Catarina o ataque contra os povos originários é abordado de forma a tratar assassinos como heróis, tratar massacres como atos de civilização. Na era do capital, a especulação imobiliária, os grandes grileiros de terras e o agronegócio atuam como financiadores do massacre moderno, em conluio com uma classe política voltada a manutenção dos seus privilégios e que servem de bugreiros e capitães do mato na atualidade. O uso da violência, marca registrada das máfias que transformam instituições do estado em espaços para negociatas e conchavos, é escamoteada por uma mídia burguesa que não nega seu caráter de alienação e manipulação ao assistir tantos massacres sem nenhum constrangimento.

Em contrapartida, as políticas implantadas pelo estado burguês em sua limitada FUNAI, não tem sido solução para prover os povos indígenas de seus verdadeiros direitos à vida e a terra. Somando-se a isso, um poder judiciário leniente com a causa dos povos originários ao, simultâneamente, construir empecilhos aos processos de demarcação e homologação e negar todas as exigências das lideranças, sendo surda às suas demandas e causando, inclusive, a precarização da vida nos territórios.

Desde o início de novembro, os guarani-mbya do morro dos cavalos tem sido alvo desta máquina de extermínio. Sofreram um brutal ataque a um dos membros da aldeia por meio de uma tentativa de homicídio, com o uso de torturas que chegaram à crueldade da amputação de membros, agressões sistemáticas e tentativas de cegar a vítima.. Durante o resto do mês, ataques com o uso de armas de fogo em todo o território foram registrados. No último dia 18, diversos disparos foram dados em toda a área em uma tentativa de intimidar a comunidade. Grupos armados, a mando de canalhas da política local e seus bajuladores, têm sido utilizados para frear as históricas vitórias das lutas do povo da Terra Indígena Morro dos Cavalos.

Mesmo assim, a força dos mbya não esmorece, mas sim se fortalece a cada dia pela legitimidade de sua luta e pela certeza de seu direito ao território. Mesmo com o cansaço de dias e dias de vigília, mantém-se o ânimo com a fogueira, o mate, o cachimbo. Contrariando as expectativas de seus agressores, mantém-se firmes na luta com seus xondaros a frente. Contrariando as expectativas da especulação imobiliária de Santa Catarina, os guarani-mbya seguem a luta pela conquista de sua terra.

O Partido Comunista Brasileiro tem somado-se a esta luta, em um apoio direto no intuito de ajudar a sanar todas as necessidades básicas de vida e na solução de segurança aplicada pelos xondaros, usando sua militância na defesa do território, pois acredita que tal luta deve ser travada por toda a classe trabalhadora, tanto na defesa dos povos originários em toda a Santa Catarina, como também, no ataque aos curraleiros eleitorais da grande Florianópolis e toda a máfia da especulação imobiliária que atua no estado.

Convocamos a todos os militantes sociais, das diversas organizações de luta, dos sindicatos combativos deste estado, movimentos populares, independentes e todo aquele que acredita na transformação social e emancipação humana, de juntarem-se a luta dos GUARANI-MBYA DO MORRO DOS CAVALOS apoiando através de doações alimentos, roupas e material de higiene nos postos de coleta e participando da vigília e ronda na área do morro dos cavalos.

A luta camaradas!

Nota de solidariedade do PCB Santa Catarina aos camaradas da Terra Indígena Morro dos Cavalos