Toda a solidariedade ao Partido Comunista Paraguaio!

imagemNota Política do Partido Comunista Brasileiro (PCB)

O Partido Comunista Brasileiro manifesta sua irrestrita solidariedade para com todos os dirigentes e militantes do Partido Comunista Paraguaio, cuja sede foi atacada, no dia 17 de novembro, por grupos fascistas. No ataque, as paredes da sede foram pintadas com frases ofensivas e ameaças aos comunistas, como “morte aos vermelhos”, e os agressores deixaram, no local, um vídeo no qual podem ser ouvidas propostas de destruição dos “bolches” (bolcheviques).

Uma página da internet operada por fascistas publicou fotos da ação.
O PCB repudia mais esse ataque aos direitos de organização e luta dos partidos revolucionários, que se soma, no Paraguai, às inúmeras ameaças a jornalistas, a ex-presos políticos , à oposição paraguaia e à esquerda em particular. Este quadro se insere no contexto de ofensiva geral da direita em muitos países, em que desponta a retirada de direitos sociais, trabalhistas e democráticos dos trabalhadores com o objetivo de facilitar ao máximo a acumulação de capital das grandes empresas.

É um claro sinal de que até mesmo a legalidade democrática, conquistada de forma tão dura pelos trabalhadores paraguaios que enfrentaram a repressão de seguidas ditaduras, incomoda a esses setores da direita, aos nazistas, fascistas, aos que vivem da opressão e nutrem ódio contra qualquer avanço que possa representar algum obstáculo à plena afirmação do poder burguês. O PCP, por seu crescimento e sua combatividade, passa a incomodar a direita cada vez mais.

O Partido Comunista Brasileiro, ao solidarizar-se com os camaradas do Partido Comunista Paraguaio, se coloca à disposição para o que for preciso, pois a luta dos trabalhadores contra a opressão gerada pelo capitalismo, em suas múltiplas formas, é internacional.

Secretariado Político Nacional do PCB