Pela imediata libertação de Alí Jímenez!

Pela imediata libertação de Alí Jímenez!A União da Juventude Comunista – Brasil e o Partido Comunista Brasileiro somam-se a outras organizações comunistas e anti-imperialistas para exigir a imediata libertação de Alí Jímenez, militante da Juventude Comunista da Venezuela (JCV) e de outros 8 militantes populares presos arbitrariamente no último dia 21 de dezembro, no Estado de Guárico, durante uma manifestação popular que exigia das instâncias governamentais respostas à carestia provocada pela intensificação dos efeitos da crise capitalista.

Frente à justa reivindicação popular, o governo local e as forças militares responderam com truculência e arbitrariedade, reprimindo os militantes que se manifestavam sobre justas bandeiras. O camarada Alí Jímenez foi preso enquanto defendia uma manifestante das agressões policiais. Hoje, encontra-se detido com outros manifestantes, sob ameaça de responder a um processo judicial sob a justificava de crime contra o fechamento de via nacional.

A UJC e o PCB exigem a imediata libertação do camarada Alí Jímenez e expressam sua solidariedade aos comunistas venezuelanos, setor mais avançado e consequente do processo de mudanças na Venezuela. Além disso, ressaltamos a preocupação com um possível aumento da judicialização das lutas sociais em nosso país vizinho e a criminalização das lutas populares, medidas antagônicas a um processo popular e progressista, mas que expressa as contradições do processo bolivariano.

Coordenação Nacional da UJC – União da Juventude Comunista/Brasil

Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro – PCB