A água no centro da disputa mundial

Especial: a água no centro da disputa mundialEdição foi produzida em parceria com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

Redação

Brasil de Fato

Grandes grupos empresariais orquestram um plano de privatização completa da água / Marcelo Camargo / ABr
O Brasil de Fato, em parceria com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), lança mais um tabloide especial. Desta vez, o jornal aborda a disputa de grandes corporações pela água, evidenciando o papel central que o Brasil tem nesta disputa, uma vez que possui em seu território uma das maiores reservas do planeta, com cerca de 12% de toda água doce disponível.

Neste sentido, a publicação é voltada para ao Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), que acontece entre os dias 17 a 22 de março, em Brasília (DF). A atividade é organizada por movimentos populares e entidades de várias partes do mundo, do campo e cidade, que lutam contra qualquer forma de privatização da água.

O FAMA acontece em paralelo e em contrapartida ao Fórum Mundial da Água, também conhecido como Fórum das Transnacionais. Entre os patrocinadores do evento estão a Nestle, Ambev, o governo do Estado de São Paulo (PSDB), além de representantes do governo golpista de Michel Temer (MDB).

Dialogar o tema de forma mais ampla com a sociedade brasileira torna-se então, cada vez mais urgente. Em janeiro, durante o Fórum Econômico Mundial 2018, realizado em janeiro, na Suíça, Temer se encontrou com executivos da Ambev e da Coca-Cola, e participou de um debate com o presidente do Conselho da Nestlé. A ideia dos executivos é criar um mercado internacional de compra e venda de água, com produção em larga escala por entes privados e negociações em bolsas de valores.

CLIQUE AQUI E BAIXE A EDIÇÃO EM PDF

Também confira a publicação completa abaixo:

Edição: Nina Fideles

https://www.brasildefato.com.br/2018/03/02/especial-a-agua-no-centro-da-disputa-mundial/