Nota de repúdio da UJC ao arbítrio na UFCG-PB

imagemUNIÃO DA JUVENTUDE COMUNISTA, NÚCLEO CAMPINA GRANDE -PB, REPUDIA O ARBÍTRIO EM AÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL NA SEÇÃO SINDICAL DA ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL EM CAMPINA GRANDE (ADUFCG)

Durante a manhã desta quarta-feira (25/10), a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na seção sindical da ADUFCG, localizada na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sob a alegação de difusão de material político partidário da candidatura de Fernando Haddad do Partido dos Trabalhadores (PT).

A trama fora anunciada no perfil nas redes sociais de um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) atuante no município de Campina Grande. Contudo, a Polícia Federal excedeu-se em sua finalidade primeira, assim como no expediente emitido pela justiça, apreendendo também HDs da entidade sindical.

O remetente da denúncia há muito lançou mão da herança dita “liberal” e agora veste a carapuça do neofascismo, endossando a candidatura do deputado federal a presidência da república Jair Bolsonaro (PSL). Entretanto, não causa a nós, comunistas, espanto ou tampouco surpresa no posicionamento da fração liberal-conservadora no país. Frente ao quadro conflitante entre as frações da burguesia e, sobretudo quando esta perde a vocação de seu domínio político, para continuar a espoliar as massas laboriosas – campesinas e operárias – apostam todas as suas fichas em uma solução autoritária para a administração da crise capitalista, em um “bonapartismo moreno”. Quanto ao “liberal”, já nos alertou o dramaturgo alemão Bertold Brecht: “Não há nada mais parecido com um fascista do que um burguês assustado”.

Compreendemos, de antemão, a ação da Polícia Federal como expressão de arbítrio contra as liberdades democráticas, a representação sindical e o cerceamento da liberdade de expressão. De tal modo, a União da Juventude Comunista (UJC-CG) vem a público, através desta nota, emitir o seu mais veemente repúdio à exceção hoje cometida e expressar solidariedade aos docentes sindicalizados desta representação classista e seus dirigentes.

União da Juventude Comunista (UJC-CG)
25 de outubro de 2018