Argentina: Movimento dos Povos rechaça ameaças à Venezuela
Resumen Latinoamericano
ARGENTINA: MOVIMENTO DOS POVOS RECHAÇA ATITUDE PRÓ-IMERIALISTA DO GRUPO DE LIMA
DIANTE DA IMINENTE ASSUNÇÃO DO PRESIDENTE NICOLÁS MADURO AO NOVO PERÍODO PRESIDENCIAL
RECHAÇAMOS A ATITUDE SUBMISSA E PRÓ-IMPERIALISTA DO GRUPO DE LIMA
Doze governos que falam em nome dos Estados Unidos; doze governos de direita; doze governos que violam diariamente os Direitos Humanos de sua população; doze governos que favorecem os poderosos e oprimem seus povos.
Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lúcia, estes são os doze países cujos governos envergonham nossos povos e que se autodenominam “Grupo de Lima”
A declaração dada a conhecer por eles mente desde a primeira letra até a última em suas críticas a Venezuela bolivariana. E chegam ao cúmulo de ameaçar retirar as 12 embaixadas da Venezuela, “impedir aos altos funcionários do regime venezuelano a entrada no território dos países do Grupo de Lima; elaborar listas de pessoas naturais e jurídicas com as quais as entidades financeiras e bancárias de seus países não deverão operar ou deverão ter uma especial devida diligência, prevenir seu acesso ao sistema financeiro e, se necessário, congelar seus fundos e outros ativos ou recursos econômicos”; etc.
Enquanto a declaração expõe ao mundo seu servilismo aos EUA, estes governos nunca se pronunciaram para condenar o atentado ao presidente Nicolás Maduro, nem as múltiplas ações desestabilizadoras da direita venezuelana. Como tampouco condenaram a feroz guerra econômica com a qual o imperialismo ataca a Venezuela, provocando escassez de alimentos e insumos básicos, o que afeta massivamente as classes populares.
Apesar de tudo, o povo bolivariano e seu governo resistem e demonstram a cada dia seu elevado nível de consciência revolucionária e sua disposição a resistir aos ataques imperialistas.
Ao mesmo tempo que expressamos toda nossa solidariedade com o povo e o legítimo governo da Venezuela, fazemos um chamado aos povos dos países que firmaram a declaração do Grupo de Lima a repudiar seus governos e, junto com todos os povos de Nossa América, apoiar a Venezuela.
VENEZUELA NÃO SE TOCA!
A REVOLUÇÃO BOLIVARIANA VENCERÁ!
VIVA O POVO VENEZUELANO E SEU LEGÍTIMO GOVERNO!
VIVEREMOS E VENCEREMOS.
MOVIMIENTO DE LOS PUEBLOS – POR UN SOCIALISMO FEMINISTA DESDE ABAJO (Corriente Popular Juana Azurduy // Frente Popular Darío Santillán // Frente Popular Darío Santillán-Corriente Nacional // Izquierda Latinoamericana Socialista//Movimiento por la Unidad Latinoamericana y el Cambio Social)
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)
Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2019/01/07/argentina-movimiento-de-los-pueblos-rechaza-actitud-proimperialista-del-grupo-de-lima/