Palestinos condenam contínua expropriação de terras por Israel

imagemRamallah (Prensa Latina)

Quando a Palestina se prepara para comemorar o 43º aniversário do Dia da Terra, a expropriação israelense nos territórios ocupados continua sem cessar, conforme denunciou o Escritório Central de Estatísticas da Palestina (PCBS).

Em 30 de março de 1976, milhares de palestinos dentro de Israel manifestaram-se contra o confisco do governo sionista de cinco mil e 189 acres de suas terras. A polícia israelense respondeu violentamente às manifestações matando seis jovens palestinos; desde então os palestinos em seu território e na diáspora comemoram o Dia da Terra com motins e atos de recordação.

Em seu relatório por motivo de relembrar a data, a PCBS divulgou que Israel ocupa mais de 85 por cento da área total da terra histórica da Palestina, que atinge ceerca de 27 mil quilômetros quadrados. Os palestinos, a população original da região e que constituem 48 por cento da população total da Palestina, utilizam tão somente 15 por cento de sua terra ancestral, detalha o documento.

Apesar da pequena área da bloqueada Faixa de Gaza, a ocupação israelense estabeleceu uma zona de controle na fronteira oriental desse enclave costeiro, que é considerada a região mais densamente povoada do mundo, com aproximadamente cinco mil e 204 pessoas por km², em comparação com as 509 pessoas por km² que registra a Cisjordânia.

A PCBS recordou que o número de mortos palestinos e árabes desde a Nakba em 1948 até a atualidade (dentro e fora de Palestina) tem atingido a umas 100 mil pessoas.

Nakba é um termo árabe que significa ‘catástrofe’ ou ‘desastre’, utilizado para designar o êxodo forçado palestino.

Segundo a Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (Unrwa), são refugiados palestinos as pessoas cujo lugar de residência habitual corresponde ao Mandato Britânico da Palestina entre junho de 1946 e maio de 1948 e que perderam suas casas e meios de vida como consequência da Guerra árabe-israelense de 1948.

jha/nvo/jcfl/gdc

https://www.prensalatina.com.br/index.php?o=rn&id=22758&SEO=palestinos-condenam-continua-expropriacao-de-terras-por-israel